Projetos de Conteúdo Multimídia, uma disciplina com perfil multifacetado que chama atenção dos estudantes
Por Manuella Sanchez[1]
Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]
Revisão por Barbara da Silva Paula [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]
Esta disciplina faz parte da grade do curso de Produção Multimídia, onde a experiência e o perfil multifacetado chama atenção dos estudantes. Ela proporciona o aprimoramento de várias habilidades e de diversidades de perspectivas, além de uma amplitude do que os acadêmicos poderão atuar em sua carreira de trabalho.
Projetos de Conteúdo Multimídia organiza um projeto final ligado a outras disciplinas, tais como: Criação de aplicativos e Edição de vídeos. De forma conjunta, essas três disciplinas trabalham o projeto final que os alunos realizam. Afirma o professor Sancler Ebert em entrevista: “Acompanho o andamento do projeto e analiso o começo da proposta com o fina,l para ver o sentido, auxiliar os alunos no desenvolver do texto. Então, temos que fazer uma introdução e entender como vamos fazer esse projeto e como contextualizá-lo.”
A partir disso é possível relacionar a dinâmica dessa disciplina com as outras, são como o funcionamento do corpo humano, cada parte é dependente da outra para obter um bom desenvolvimento.
Segundo o professor, existe uma parte muito interessante: pelo fato de as pesquisas serem profundas, os alunos precisam pesquisar sobre o tema que desejam desenvolver em seu aplicativo, nesta aula de Produção Multimídia, para que na apresentação eles levantem e apresentam fatos, dados e justificativas da importância daquele projeto. Ele destaca: “A aproximação do pesquisar e organizar é muito bacana para uma boa experiência aos alunos, pois eles aplicam o que aprenderam nos semestres anteriores, desenvolvem e adquirem novos conhecimentos neste semestre”.
Na dinâmica desta disciplina, os alunos têm aula teórico-prática, onde iniciam a discussão de textos acadêmicos, para, a partir desse ponto, começarem a elaboração do texto e estruturar formas de apuração baseadas em artigos científicos válidos. Em seguida, aplicando os assuntos desta discussão, o docente lê um texto, citando pontos importantes de correção; pontos para se adicionar dados e usar referências. Cada grupo desenvolve um assunto e aprende junto, relata Sancler: “É uma dinâmica de construção, a gente aprende, discute e faz. Dessa forma temos um aprendizado reforçado”.
Como cada disciplina desenvolve um estágio do projeto: (o contexto, o desenvolvimento do aplicativo e o vídeo), o professor ressalta que toda essa união é revisada em sua disciplina de forma contextualizada para um melhor desenvolvimento do projeto, como um manual.
Assim o docente analisa o desenvolvimento do projeto com as outras disciplinas para garantir que o contexto esteja alinhado com a prática. Ele acrescenta: “Na banca, eles exibem o vídeo e o app de acordo com o desenvolvimento feito no planejamento, e baseados nas pesquisas deles durante o curso. Por isso, no decorrer das aulas, esse texto está sempre em construção, ele é ajustado diversas vezes”.
O professor conclui que, unindo as diferentes habilidades, todas as disciplinas se juntam para um melhor resultado dos alunos. A questão visual, audiovisual e o desenvolvimento dos textos de base para projetar o trabalho final e o teórico exigem um pensamento amplo para que o resultado prático seja entregue.
Ele encerrou a entrevista com a seguinte fala: “As diferentes habilidades tornam o curso único, ele tem uma construção muito própria, e a disciplina de Projetos de Conteúdo Multimídia pode se assemelhar a alguma outra matéria de outros cursos que vão trabalhar na culminação dessas habilidades, mas ela vai ser específica para as capacitações do curso de Multimídia.”
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM