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‘’Como profissional de Relações Públicas, essa disciplina dá a oportunidade de se ver de maneira correta no marketing’’

Cristiane Sambugaro atua na instituição há seis anos e leciona a disciplina de ‘’Práticas em Relações Públicas: Comunicação Mercadológica’’ para o curso de Relações Públicas. Ela fala sobre a importância da disciplina para o curso e sobre o mercado de vendas.

Por: Wladimir de Oliveira Campos Neto [1]

Revisado por: Victor Barrelo A. Ferreira [2]

Edição por: Tamires Ramos de Souza [3]

Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

O que é a comunicação mercadológica para Relações Públicas?

Ela é um apoio de trabalho dentro do marketing. É uma tendência hoje de mercado. As empresas entenderem essa posição de quando falamos de comunicação mercadológica, o escopo de RP estar voltado a fazer um planejamento para essa comunicação de mercado, mas não trabalhamos propriamente com o conteúdo de vendas. Nossa finalidade é trabalhar com produção de conteúdo sobre os produtos e serviços, trabalhamos em cima do press kit (um conjunto de materiais de divulgação de uma pessoa, organização ou empresa) das marcas, onde iremos produzir conteúdos que engajem e levem mais informações a respeito do produto para o público, para deixá-lo mais conhecido, para que o cliente consiga também definir se aquele produto é para ele ou não. Antigamente, chamávamos isso de promoção de vendas, hoje chamamos de marketing de conteúdo ou produção de conteúdo digital para engajamento nas redes sociais. Nós levamos conteúdos a respeito do produto, do serviço ou da marca e levamos informações necessárias para os stake holders (são as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positivamente ou negativamente) e com isso fazer com que o cliente tenha uma compra assertiva.

Qual a importância dela para formação do aluno?

Vivemos num momento em que tudo precisa virar resultado, venda. Então, é um olhar que ao falarmos de RP, pensamos no engajamento, comunicação institucional, imagem e reputação da marca dentro da área de relações públicas, mas esquecemos de falar o que torna essa imagem viável, que é a comunicação informativa, transparente, assertiva no sentido que o cliente se envolva com a marca, que compre sabendo qual é o melhor produto para ele. A ideia não é fazer uma venda, é fazer com que essas pessoas se tornem amantes da marca. Porém, eles só se tornarão assim por esse estreitamento de relacionamento da marca com o cliente, no sentido de produzir informações e suprir necessidades desse consumidor em relação ao produto.

A disciplina é muito importante, pois traz um olhar de mercado para o aluno, no sentido desta ponta de engajamento, para poder movimentar produtos e serviços. Para pensar de maneira estratégica, sua entrada na área, no sentido de como pode trabalhar dentro do marketing, ter um olhar de planejamento também, porque é uma disciplina que segue uma metodologia de análise de diagnóstico da comunicação interna. O aluno vai aprender, teorizar sobre o planejamento de comunicação mercadológica, fazer um diagnóstico de um cliente real e vai praticar um plano de ação para corrigir falhas num processo de comunicação mercadológica que um cliente possui.

Qual a importância da disciplina para Relações Públicas?

Tirar um pouco essa questão de que só fazemos texto, evento, não que seja uma parte ruim, pelo contrário, mas trazer uma forma de ver o cliente, o público-alvo como persona, no sentido de entender os sentimentos dessas pessoas, o que elas querem e o que precisam, fazê-las criarem um relacionamento com a marca, pensar nesse ‘’novo sentido’’ da promoção do marketing para, dentro do diálogo e produção de texto para as mídias sociais, então RP acaba ganhando um novo olhar. Ainda existe muita resistência sobre essa questão mercadológica e o aluno, quando chega ao curso, acha que marketing é apenas vendas e acaba desmitificando essas funções quando entra para essa disciplina, entendendo realmente o que é mercado e como o RP deve atuar dentro do escopo do marketing, para não virar uma pessoa somente voltada a vendas e sim com preocupação às necessidades dos clientes.

Como profissional de relações públicas, essa matéria dá a oportunidade de se ver de maneira correta no marketing e trabalhar com o que melhor sabemos fazer, que é o engajamento, e olhar para o cliente além de como público-alvo e sim como uma pessoa mesmo.

Qual a influência da Comunicação Mercadológica no mercado de vendas em RP?

Quando falo sobre mercadologia, falo muito sobre a área do marketing. O pessoal de marketing começou a entender a necessidade de ter um profissional de RP trabalhando esse conteúdo porque começou a sentir que conhecemos o público. Dentro da formação do profissional existe uma carga muito grande de disciplinas que trabalham essa visão específica de públicos, então olhamos para eles diferentemente do jornalismo por exemplo. No nosso caso, de nós para o indivíduo pensando nas suas interrelações, como eles vão se relacionar dentro do escopo de uma organização e socialmente, o que essas interrelações podem trazer para marca. Também podemos fazer todo esse trabalho mercadológico para uma personalidade pública como um político, ator, bandas e podemos também trabalhar pessoas enquanto marcas, a técnica e as estratégias são as mesmas.

Esse olhar de entender o público nesses pontos de contatos, sobre o que vai ser produzido e a necessidade de produção, como poder melhorar as relações para que haja uma construção positiva e harmônica em relação à marca passou a ser algo essencial e desejado pelo marketing, então eles gostam de trabalhar com RP por conta dessa competência e do olhar específico ao público.

Se a pessoa se relaciona bem com a marca, tem as informações, está certo de que aquele produto vai agregar em sua vida, ela vai comprar, então essa é nossa nova filosofia de mercado. É aí que o RP entra, nosso objetivo não é só vender uma única vez e fazer um número e sim vender repetidamente para a mesma pessoa, a ponto de ela ser um amante da marca. Nós sempre trabalhamos a emoção em seu contexto. Nossa função é criar situações para enxergar o indivíduo e suas características, deixar o cliente confortável para comprar.

Quais competências o aluno desenvolve com a disciplina?

Dentro da disciplina, nosso primeiro escopo é de planejamento, então temos uma grande capacidade nisso. Uma das outras é analisar e resolver problemas, pois só trabalhamos com resolução de problemas; achar um erro, analisar e planejar como resolvê-lo. Também desenvolvemos durante todo o curso, não só nessa disciplina, ter empatia, se colocar no lugar do outro e a questão do engajamento também, como engajar, como responder, como ter uma comunicação mais eficiente. A criatividade é desenvolvida, pois precisamos dela para criar soluções, porque os problemas mudam muito de acordo com o contexto de mercado. Outra parte importante é aprender as leituras de cenário, como articular as respostas; é algo muito trabalhado para entender as nossas interfaces das disputas dentro do marketing, e a elaboração de projetos é outro fator muito importante também.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM