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Inteligência Artificial e eleições: análise das campanhas para prefeito de São Paulo em 2020

Dissertação de mestrado prevê responder sobre como a Inteligência Artificial interferiu nos votos da capital paulista

Por Beatriz Macedo [1]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [2]

No último sábado, 26 de março, aconteceu o 1° encontro do Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos das Redes Digitais (NERD) de 2022.1, onde a mestranda em Ciências Humanas e Sociais, pela UFABC, Victoria Gandolfi, apresentou um pouco da construção de sua dissertação de mestrado, com o tema:  “Inteligência Artificial e Eleições: Análise das Campanhas para Prefeito em São Paulo em 2020”. A palestra foi ministrada pelo professor e supervisor do NERD, Wiliam Pianco, e contou com a presença de estudantes de diversos cursos e grupos de estudos.

Na contextualização da construção de sua carreira profissional e acadêmica, Victoria conta que sempre possuiu interesse sobre os temas de tecnologia e sociedade, e através de um convite para trabalhar com inteligência de dados no monitoramento de leis e legislativo, ela buscou mais conhecimento sobre linguagens de programação e marketing político.

A base de sua pesquisa se encontra em como técnicas de Inteligência Artificial (IA) e seu uso concentrado nas grandes plataformas digitais podem implicar na democracia de voto dentro do campo político. Das técnicas existentes nas aplicações de IA,as com maiores pesos em sua dissertação são: Machine Learning e Deep Learning, que são respectivamente o reconhecimento de padrões em bases de dados e interações entre máquinas e linguagens humanas, como fala, textos e áudios.

Gandolfi também discursou sobre outras aplicações utilizadas em campanhas eleitorais em escala mundial e nacional, tendo como exemplos a classificação e predição de perfis de eleitores – técnica de modelagem – e técnicas de segmentação em classificações mais ampliadas, por meio de características psicológicas e comportamentais – o microtargeting.

O debate conduzido pela mestranda perpassou pela possibilidade de ampliação da desinformação e a possível influência que o uso de análises realizadas por redes digitais e sociais podem causar em um direito de cidadania que é garantido pela Constituição.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM