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‘’Criar relações para que a comunicação seja compreendida dentro do âmbito da empresa, do acadêmico e do estudo’’

Guilherme Weffort Rodolfo é graduado professor na FMU há cinco anos e atualmente leciona a matéria ‘’Assessoria e Consultoria em Comunicação’’ para o curso de Relações Públicas. Ele comenta sobre a importância da disciplina para o curso de RP e para a Comunicação em geral.

Por: Wladimir de Oliveira Campos Neto [1]

Revisado por: Victor Barrelo A. Ferreira [2]

Edição por: Tamires Ramos de Souza [3]

Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Qual a importância da disciplina para RP e para a Comunicação como um todo?

Relações Públicas é um campo da comunicação complexo, mas que não observa algumas perspectivas ligadas ao dia a dia da Publicidade, nem tampouco do Marketing e muitas coisas que são ligadas aos assessorados. Estes três polos são a complementação que falta nas Relações Públicas. Falta pensar na Assessoria de Comunicação e Imprensa, na parte aplicada, pensar como a Publicidade e Propagada funciona e como o Marketing ligado na comunicação externa trabalha com isso. Ao unir os dois, você fará com que esse assessorado funcione. Eles estão trabalhando o Marketing, o comportamento do consumidor, aspectos de mídia, não a mídia básica e sim a mídia do planejamento, mídia estrutural, mídia como contatos e composições de preços e aplicações.

Isso para o RP é fundamental, e vem numa hora boa, que são os últimos semestres, que os alunos já estão com a cabeça no TCC, ou fazendo projetos experimentais. Essa disciplina só vem compor com qualidades para a turma.

Tentar unir e fundir todos os assuntos da comunicação em um só é impossível, não conseguimos fazer todos os assuntos juntos, mas conseguimos ligar uma coisa com a outra, criar relações para que a comunicação seja compreendida dentro do âmbito da empresa, acadêmico e do estudo.

Qual a importância da matéria para formação do aluno?

É importante para recapitular certos conhecimentos e aspectos, relembrar coisas já vistas e depois passa a ser uma área com muita aplicação, com pouca filosofia e parte conceitual, ela se trata mais da prática. É mostrado aos alunos tabelas, novas descobertas, novas modas do mercado, que, queira ou não, é feito de processos de moda também, mostrar como as coisas foram projetadas e chegaram até aqui, os saltos que a internet deu. Isso para a formação do profissional, ou pesquisador, é fundamental porque ela vai conversar já com o ambiente externo, colocar a mão na massa.

Qual a função de um assessor de comunicação?

Quando falamos de uma assessoria de comunicação, geralmente é uma equipe, porque ela precisa olhar muitos fragmentos e muitas composições, primeiramente a parte estratégica da empresa, a parte organizacional e a parte de interatividade. As comunicações integradas estão o tempo todo lendo como a empresa está em relações às suas comunicações internas, externas e em atitudes com os diretores e em contatos com as crises que surgem, crises na própria empresa ou crises de momento de esforço publicitário. Então a assessoria de comunicação precisa estar muito ligada, precisa, vendo o tempo todo os aspectos de comunicação de uma empresa preocupada com tudo: campanha, assessoria, uniforme, logomarca, exposições em revistas e redes sociais, como a empresa está no share of mind (uma pesquisa que tem como objetivo descobrir qual o posicionamento da marca na cabeça dos consumidores). É um caminho muito amplo que abrange muitas áreas da comunicação numa empresa.

Qual a função de um consultor de comunicação?

É o organizador das ideias, atinge várias etapas, pode ser um consultor que entra como uma explicação ou um líder dentro do marketing. É comum você ter empresas que têm uma boa propaganda, boa estabilidade no mercado, boa em todas as áreas de marketing, propaganda, atendimento, mas tem vários defeitos nas questões organizacionais e comunicacionais no geral. Então, esse consultor entra para observar e corrigir, ser um líder para tratar o assunto e deixar tudo mais orgânico. Esse trabalho sendo bem feito faz até a empresa economizar em valores, comprar mais barato e vender melhor. Ele pode atuar também nas outras organizações, em relações com o externo, seus editores, agências de publicidade, agências de eventos e os agenciamentos em geral.

Quais habilidades essa matéria desenvolve no aluno?

A primeira delas é ter habilidade de organização, vai ter que ler as coisas organizadamente, aprender a distinguir onde está cada canal da comunicação. É muito comum em quem vai trabalhar na área não entender quais são as ramificações da comunicação, as atividades, as ações que são feitas, então essa disciplina habilita o aluno a entender todas as ‘’pernas e braços’’ que a comunicação atinge com todo mundo, em todas suas amplas áreas. [Ela] desenvolve também apresentações e projetos.

Sobre o mercado de trabalho, essas profissões possuem muita demanda? Vem crescendo no decorrer dos anos?

Vem crescendo no decorrer dos anos graças à internet, que gera uma grande quantidade de variações e possibilidades. Existe uma prática muito grande em observar todas as leituras da empresa. Nós não vemos só preços e produtos, vemos quantidades de positivos e negativos, comentários e toda uma gama de leitura sobre a empresa que hoje não é e nem pode ser mais tímida no que ela compõe de mensagens ao público. As empresas, não importa o seu porte, precisam desse tipo de assessoria, do cuidado que um assessor de comunicação vai ter. Este pode entrar na figura de um relações públicas, publicitário e até de um jornalista, mas essa pessoa precisa ter a noção sobre o assessorado para cuidar das crises e das possibilidades de avanço. É fundamental o mercado de trabalho ter mais assessores de comunicação que estejam ligados a elementos como o cuidado com o público, cuidado com a cultura organizacional, cuidado com as modificações dos acessos, cuidado com pessoas, classes, inclusões e precisamos de mais igualdades e equidades.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM