Adolescentes brasileiros têm a oportunidade de votar em 2022, mas segundo a justiça eleitoral este é o ano com a menor adesão de jovens para garantir o direito ao voto.
Por Gabriel H. A. Campagnoli [1]
Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]
Revisão por Barbara da Silva Paula [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]
Em outubro de 2022 irão acontecer eleições gerais no país e serão eleitos: Governadores, Deputados Estaduais e Federais, Senadores e também o Presidente da República. O voto é obrigatório para homens e mulheres maiores de 18 anos e facultativo para jovens adolescentes de 16 a 18 anos, idosos acima de 70 anos e/ou analfabetos.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), comparado com as eleições de 2016 e 2020 houve uma diminuição de jovens aptos a votar, havendo uma queda pela metade do número de eleitores com até 17 anos de idade.
Em 2016 esse número era aproximadamente de 1 milhão e 170 mil adolescentes aptos a votar, o que correspondia a 1,03% do eleitorado. Já em 2020, foram pouco mais de 790 mil jovens, equivalente a 0,53% do eleitorado em geral.
Já em 2022 o engajamento dos jovens de 16 e 17 anos é o mais baixo já registrado pelo Tribunal Eleitoral. Até o fim de janeiro eram apenas 731 mil cidadãos dessa faixa etária. As inscrições seguem abertas até o dia 4 de maio, mas hoje, esse número representa cerca de 10% dos menores de idade aptos a votar.
Após o crescente desânimo, a Corte vem promovendo ações para incentivar a participação desses jovens na política, como a campanha “Jovem Eleitor”, que aconteceu entre os dias 14 e 18 de março. Além da Justiça Eleitoral, participaram da campanha através das redes sociais: cantores, atores, atrizes e digital influencers.
A cantora Anitta, em seu Twitter pediu para que os jovens fossem mais engajados nessas eleições e tirassem o primeiro título de eleitor. Já o cantor Zeca Pagodinho gravou um vídeo e publicou em suas redes sociais incentivando também para que os adolescentes obtivessem seus títulos e praticassem o direito ao voto nessas eleições.
Para o jovem que tem entre 16 e 17 anos, ou que vá completar 16 anos de idade até o dia 2 de outubro (1º turno das eleições de 2022), o processo de emitir o título de eleitor é fácil, rápido e pode ser feito 100% sem sair de casa pelo site: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM