Nerd

A importância do NERD para a vida acadêmica e profissional

Por Victor Hugo Sigoli de Campos [1]

Supervisão de Wiliam Pianco [2]

O NERD – Núcleo de Estudos das Redes Digitais teve suas atividades retomadas em 2020, a partir das iniciativas dos então coordenadores Prof. Kaluan Boarini do Prof. Benedito Moraes, ainda presente atualmente um dos líderes do NERD.,Atualmente, o Núcleo de Estudos conta com os professores Benedito Moraes, João Carlos Francisco e Wiliam Pianco. O objetivo do projeto é dar espaço aos estudantes para contemplarem novos conhecimentos e experiências, composto por três linhas de pesquisa: “Redes Sociais Digitais e Comportamento – emoções, imigração e vigilância”, conduzida pelo Prof. Benedito Moraes; “A Construção da Sociedade da Informação no Estado Democrático de Direito”, encaminhada pelo Prof. José Cal Francisco; e “Multiplicidade dos afetos e redes digitais”, liderada pelo Prof. Wiliam Pianco.

O NERD apresenta discussões sobre redes sociais, tecnologia, internet, games, sempre conduzidas por professores, cientistas e pesquisadores.

Novos conceitos surgem frequentemente na mídia, levando os jovens, que são o maior público de internautas, a utilizar a internet em todos os aspectos da vida, seja acadêmica, profissional, emocional ou social.

 A sociedade está evoluindo rapidamente e é preciso estar em sintonia com os temas que a englobam.Conforme diz Fernanda Rosendo, estudante de Jornalismo e integrante do NERD:“Você pode, por meio das linhas de pesquisa, aprender novas maneiras de enxergar a sociedade que você vive e escrever sobre novos pontos de vista pra ela com o auxílio dos professores”.  As influências das mídias digitais são percebidas nas relações de muitas formas, porque nos comunicamos a todo momento, conversamos com familiares e amigos, e ainda recebemos e repassamos informações. Segundo a jovem aluna: “Eu já tive dois textos publicados pelo NERD no site da AICOM e um deles ainda fazia parte de uma reportagem sonora, que foi publicada nas redes sociais do NERD. Em ambos, eu pude escrever e falar sobre aspectos sociais do dia-a-dia e qual impacto as redes sociais têm sobre eles.”

A mídia digital está abrangendo cada vez mais as plataformas informativas (rádio e tv) e também a arte e o entretenimento (cinema, games), para produzir e divulgar conteúdos que representam ideias e conhecimentos, cultural, científico, político, artístico, e afins. Partem de princípios que seus idealizadores buscam validar e apresentar para o público, as possibilidades que são propiciadas pelas novas tecnologias levam os comunicadores a ampliarem o alcance de suas produções, proporcionando audiência e discussões entre os espectadores.

O trabalho desenvolvido no NERD apresenta conversas, debates com os assuntos que mais influenciam o mundo atualmente, por exemplo, racismo e fake news, com os alunos em conjunto, reportando e apurando informações, como diz Fernanda: “Eu acho que o NERD é um projeto que abre portas. Os alunos têm essa oportunidade de se expressar e, em grupo, discutir novas ideias e pontos de vista sobre um mesmo assunto que pode interferir em nosso passado, presente e futuro. Além disso, é uma ótima oportunidade pra quem procura aumentar seu portfólio e/ou currículo podendo falar sobre algum assunto que goste ou tenha mais afinidade, não tendo tantas barreiras criativas como teria se um tema específico fosse estabelecido. O NERD migra por diversas áreas de conhecimento, entretenimento e muitas outras rondando um só tema e é uma oportunidade única de conhecer novos pontos de vista através das experiências dos colegas do grupo de estudo”.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM – FAAM, estagiário da AICOM.

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM – FAAM, supervisor de estágios AICOM e coordenador do NERD – Núcleo de Estudos das Redes Digitais.