Solenidade acadêmica teve como destaque os bons resultados da nova gestão e a projeção de uma nova etapa, que terá como foco consolidar o nome da Instituição como uma das mais importantes no mercado educacional
Por Alessandro dos Santos da Conceição [1]
Davi Landim [2]
Gabriel Alexandre da Silva [3]
Guilherme Bitencourt Sarlo [4]
Pedro Brum de Souza [5]
Edição Cleide Silva de Carvalho [6]
Revisão por Breno de Araujo Silva [7]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [8] e Prof. Nicole Morihama [9]
Evento que marcou o encerramento do segundo semestre de 2021 e a abertura das atividades acadêmicas de 2022, do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, reuniu importantes nomes da instituição, entre diretores, gestores, gerentes, coordenadores e docentes que celebraram as conquistas da nova gestão, além de projetarem objetivos coletivos para o novo ano letivo.
Em entrevista sobre os 180 dias à frente da Instituição, o Presidente e Reitor, prof. Arthur Sperandeo de Macedo, compartilhou seus anseios para o ano de 2022. Questionado sobre o que esperar da sua gestão, Macedo respondeu: “Nós vamos ter, sem dúvida nenhuma, um crescimento muito grande na educação à distância, ou seja, a FMU, a FIAM FAAM vão ganhar capilaridade nacional, nós vamos romper aqui as barreiras do nosso município, do nosso Estado e vamos chegar em todo o país”, afirmou. Empolgado pela projeção de um futuro promissor, Macedo seguiu: “Eu imagino que 2022 seja o ano da grande virada da nossa Instituição, da nossa comunidade Metropolitana com um futuro que será glorioso, será virtuoso trabalho, é o engajamento, é a confiança e a participação de todos”, concluiu.
Dando sequência às celebrações, o Vice-Presidente Acadêmico, professor Manuel Nabais da Furriela, fez questão de agradecer a equipe de gestão. “Esses 180 dias foram muito transformadores. A FMU se reposicionou no mercado e trouxe de volta uma das principais marcas no sistema de educação”, completou Furriela.
Em depoimento, as palavras da Vice-Presidente, Aline Alves de Andrade, corroboram com a ideia de crescimento. “Nós tivemos um período muito importante na FMU com esses 180 dias. Primeiro foi o retorno da autonomia universitária, sermos uma instituição caminhando com as próprias pernas, seguindo nossas próprias diretrizes e tocando as instituições FMU FIAM FAAM”, destaca que ainda há muita coisa a ser feita, entre elas, resgatar a tradição da FMU para a região e criar uma cultura de inovação para a instituição. “Vamos criar a cultura de inovação na instituição. Teremos muitos projetos importantes e espero de verdade que todas as áreas trabalhem para dar todo o suporte necessário e ser facilitador da grande estrela de missão de ensino que são os tutores”, finaliza.
Unanime entre a diretoria acadêmica, o resgate à tradição da FMU FIAM-FAAM se consolidou com a nova gestão. Em depoimento, a Diretora Acadêmica, Ana Claudia Balda também compartilhou as suas impressões. “Foi um grande resgate do nosso orgulho, da nossa história e da tradição. Para o futuro, se vê uma grande perspectiva de tudo novo, muita coisa boa acontecendo, principalmente para Escola de Medicina Veterinária”, disse a diretora.
Com uma visão promissora, a Diretora Acadêmica, Lucienne Dalla Bernardina, projetou avanço nos cursos que passarão a contar com maiores e melhores tecnologias. “São novos cursos lançados e esperamos que com esse portfólio robusto, inovador e tecnológico nós consigamos colocar nossos estudantes no mercado de trabalho. Para o futuro, trabalhar e entender cada vez mais o que o mercado de trabalho quer dos nossos profissionais”.
Já para Aurora Regina Caldas Pereira da Silva, Diretora de Operações, o ano letivo de 2021 foi desafiador. Ela projeta para 2022, eficiência operacional e de custos para cumprir com os desafios que virão. “A equipe está pronta hoje para a gente, com certeza, provocar esse avanço da FMU, uma instituição de renome e tradição”, pontua Silva.
A representação jurídica da academia também esteve presente, representada pela Diretora Jurídica Sabrina da Silva Graciano, que falou sobre os desafios vencidos. “Esses 180 dias foram desafiadores, mas eles também chegaram para mostrar a potência da FMU FIAM-FAAM, que superou todos os desafios dessa transição de uma forma muito firme, aguerrida e objetiva”, sinalizou Graciano.
Movida por desafios, a Diretora Financeira, Mirelle Nagel Leitzke Perlaki, compartilhou seu otimismo e agradecimentos à equipe financeira: “A gente tem um grande desafio para 2022, mas o time está muito comprometido e engajado, eu tenho certeza que a gente vai tirar de letra”, concluí Nagel.
À frente da diretoria da Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades (HECSA), o professor Fernando Albino Leme fez questão de compartilhar suas expectativas para o novo ano acadêmico. “A gente espera novos projetos que contribuam não só para o aluno no mercado de trabalho, mas para a consolidação de uma marca que existe há muito tempo e que tem tudo para ser uma das mais fortes do país”, diz.
A ideia defendida e validada pelos presentes é a de que a nova gestão tem-se comprometido em consolidar o nome do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM como uma das mais competentes instituições a oferecer ensino superior com qualidade e eficiência.
Para a Diretora Acadêmica, Angela Tomiko Ninomia, a sincronia entre os setores foi fator importante nessa colheita de bons resultados e esbanjou determinação, quando perguntada sobre suas expectativas para os próximos passos: “Nós voltamos a ser uma FMU FIAM-FAAM forte, onde nós podemos concentrar o melhor dos nossos esforços com todos os nossos professores. Eu estou com uma expectativa muito grande de inovar e causar no mercado, então, se preparem, porque nós queremos e vamos inovar”, disse Tomiko.
Essa sinergia de satisfação e determinação também pôde ser percebida nas falas de Antonio Olival Fernandes, Diretor Acadêmico que destacou o acolhimento que teve da administração, coordenação e professores da FMU: “Foram muito produtivos esses 180 dias, de muito conhecimento, de mudança”. Para o futuro, Fernandes falou da importância das “pratas da casa” da FMU. “Tem pessoas que tem 20, 30 anos de FMU, e elas são muito importantes, pois trarão história para nós que chegamos há 180 dias”, concluiu o diretor.
Janile Daniel Moiano Silva, Diretora de Regulação e Qualidade Acadêmica: “Dentro da Qualidade e Secretaria Acadêmica viu-se um time muito engajado, time dedicado para FMU FIAM-FAAM, formando um grupo fortalecido. Para o ano que vem entendo que iremos crescer, tomando conhecimento dos desafios que temos pela frente, mas tenho a certeza de que juntos vamos conseguir vencer todos eles”.
Para a Diretora de Recursos Humanos, Mayame de Lima Sombra, foi importante dividir com os colabores as novidades e desafios para a nova fase: “Está sendo muito importante pra todos nossos colaboradores. Durante essa semana, nós realizamos vários lideras em todos os setores, realizando de fato esse fechamento de 2021.2 onde nós trouxemos aos nossos colaboradores os nossos resultados conquistados até aqui, sobre a nossa gestão”.
Representando importante setor na FMU FIAM-FAAM, a Gerente de Comunicação, Hevelyn de Souza Guiotoku, destacou o aumento da conexão entre os setores e a sua percepção quanto à nossa fase. “Olha, nesses 180 dias, o que eu vi foi a FMU FIAM FAAM se transformar realmente em uma nova Universidade né, um novo lugar para se trabalhar. As pessoas, tão mais humanas, são mais próximas, as áreas são mais próximas e a gente está realmente um time só”, ressaltou a gerente.
O Diretor de Retenção e Student Care, Henrique Buosi Lopes, também destacou o orgulho dos primeiros meses de trabalho na FMU. “Realmente é um orgulho conseguir concretizar as falas de toda a gestão. Foram 180 dias de muitos desafios e dificuldades, mas, com a força de vontade da equipe, a gente conseguiu resultados incríveis”. Lopes completou afirmando que, em 2022, a FMU voltará a sua gloriosa origem (e marca) no estado de São Paulo.
Thiago Silva Magalhães, Diretor de Marketing e Matrículas, também comentou sobre o início de trabalho, e destacou a transformação e resgate da tradição da FMU. Confira: “Nós vamos colocar a FMU no seu devido lugar, que é entre as melhores instituições do Brasil. Vão ter muitas ações (nos próximos anos) para que a gente consiga alavancar cada vez mais, trazer alunos e mudar vidas”, disse o diretor.
No encerramento da celebração, Rafael Citelli, Diretor de T.I., disse se orgulhar pelos feitos da equipe FMU nos 180 primeiros dias de trabalho, além de frisar sobre o desempenho digital que a faculdade obteve e que 2022 promete muito mais. “O que a gente fez em seis meses foi algo realmente fantástico! Fizemos uma transformação digital e acho que só conseguimos fazer isso com uma equipe forte e unida, e creio que isso tem sido o lema da FMU”, encerra Citelli.
Com cinco décadas de atividades, para 2022, podemos esperar um ano de muito trabalho, dedicação e envolvimento, para que juntas Qualidade, Tradição e Inovação façam-se presentes para toda comunidade acadêmica.
#orgulhoFMU
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[4] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[5] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[6] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora
[7] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[8] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[9] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM