Por Manuella Sanches dos Reis [1]
Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]
Revisão por Barbara da Silva Paula [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
O maior anseio de qualquer aluno, como por exemplo os estudantes de Comunicação, é atuar em sua área. Por isso, ao entrarem no ensino superior aspiram por uma vaga de estágio. Muitos desde o 1º período da faculdade já se importam em conquistar uma excelente oportunidade de estágio para começar a trilhar sua carreira e ter certeza de sua escolha em relação ao curso e área.
Além de ter uma prévia do que se é esperado no mercado de trabalho, o aluno que está em busca de uma vaga procura também uma oportunidade para colocar em prática tudo aquilo que aprendeu nas aulas teóricas em sala. É o caso da aluna Giulia Hartviti, de 18 anos, que está cursando Jornalismo no campus Liberdade, pelo Centro Universitário FMU-FIAM FAAM: “Vejo o estágio de jornalismo como uma ótima oportunidade, principalmente para quem está no primeiro semestre do curso, pois é colocando em prática que se obtém a certeza que fez a escolha certa”, conclui a estudante.
O estágio é favorável para o aluno ter a visão inicial da profissão e também é um suporte à aprendizagem acadêmica de quem participa do programa. “O estágio tem um grande impacto para mim, pois com as responsabilidades diárias percebo que estou aprendendo”, diz Giulia.
Muitas pessoas acreditam que participar de um programa de estágios, como na AICOM (Agência Integrada de Comunicação) da FIAM FAAM, é somente para alunos que estão perto da formação, por exemplo. No entanto, estagiar desde o primeiro ano do curso ajuda a contextualizar e expandir a teoria na prática. Dessa forma a estudante complementa: “Participar do estágio desde o primeiro semestre é uma aventura, a maioria dos estudantes ainda não tem uma certeza se está no curso certo, no decorrer das aulas e das demandas desta etapa você vai percebendo que fez uma boa escolha. Essa semana aprendi sobre pauta na aula de redação e no mesmo dia precisei fazer um roteiro de pauta na editoria que faço estágio na AICOM. Foi muito bom colocar em prática aquilo que aprendi”.
Para a aluna do 1º semestre de Jornalismo não adianta saber das teorias e não conseguir colocá-las em prática, pois o que contam são as experiências adquiridas. “Por isso o estágio tem sido de muito aprendizado para mim e para muitos colegas de curso. É no estágio que aprendemos a seguir pautas e fluxos de demandas”, concluiu Giulia.
Para o professor Wiliam Pianco, supervisor de estágio de Jornalismo da AICOM, a mistura de estudantes de variados períodos do curso é um benefício para experiência de ambos os lados. Por isso afirma: “Entendo que a configuração ideal para a formatação das equipes de estagiários é justamente essa mescla e que não tenhamos estagiários de um único semestre, nem do primeiro, nem do oitavo. Dessa forma, obtemos justamente uma mistura de estudantes com vários momentos e conhecimentos diferentes do curso”,disse Wiliam.
A mescla de diferentes períodos letivos, para o professor, é uma forma de compartilhar
diversos olhares sobre a profissão. “Aqueles que estão em semestres mais avançados podem trazer um contributo, um olhar diferenciado e até mesmo um encaminhamento para quem está chegando recentemente no curso. Além disso, como temos o estágio obrigatório em Jornalismo, essa é uma demanda burocrática antecipada para os alunos de primeiro semestre”. Segundo o professor, o estágio nos primeiros semestres do curso, além de acrescentar muito ao currículo acadêmico do aluno, pode também antecipar a burocracia com papeladas ao findar o curso.
O aluno que tem interesse em participar do estágio cumprirá uma carga semestral de trabalho com vivência em jornalismo atuando na Agência Integrada de Comunicação da FMU FIAM FAAM. “Devemos lembrar que o programa de estágio promovido pela nossa universidade tem a duração de um semestre, então conseguimos perceber que o estudante que chega no primeiro momento, e ainda está se familiarizando com seu curso, à medida que que o semestre vai avançando, ele começa a aplicar de forma melhor aquilo que ele está vendo em termos conceitos e teóricos”, disse o professor.
Para o supervisor do estágio de Jornalismo, há vantagens tanto para o estudante quanto para a agência, pois para ele, o aluno que se interessar por realizar o estágio abre um leque maior de oportunidades para oportunidades remuneradas, já que há essa experiência em seu currículo.
Segundo Wiliam para a agência também é muito interessante, pois ela estimula essa troca mais dinâmica na relação professor aluno, supervisor de estágio e estagiários.
Ainda para o professor, a principal importância do estágio de jornalismo é a possibilidade de troca com colegas de diferentes períodos do curso. “Eu acredito que a principal importância do estágio é a possibilidade de troca com colegas de semestres diversificados, é a possibilidade de simularmos uma prática profissional que nós vamos confrontar no mercado de trabalho profissional, nós atuamos de uma forma profissional no estágio, mas não para um veículo com fins lucrativos”.
O docente conclui que, após o final do programa de estágio, é possível ver que houve um entrelace entre o que o aluno aprendeu em sala de aula e no estágio. “Acredito que há disciplinas em que desenvolvemos a prática da escrita com técnicas de escrita do Jornalismo, sem dúvida alguma nós conseguimos aplicar isso no estágio, conseguimos aplicar técnicas de reportagem, conseguimos aplicar também certo dinamismo familiar nas redações de Jornalismo”, concluiu.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM