Enade

A importância do ENADE na Educação Superior Brasileira

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova aplicada anualmente para a avaliação dos estudantes nos cursos de Ensino Superior

Por Anny Caroline [1]

Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]

Revisão por Barbara da Silva Paula [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma prova aplicada anualmente para a avaliação dos estudantes nos cursos de Ensino Superior, de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sendo vinculada diretamente com o Ministério da Educação e Cultura.

A realização da prova é essencial para a continuação do desenvolvimento do ensino no país, auxiliando os ingressantes e concluintes de cursos superiores a concorrerem as áreas que o MEC e o Inep oferecem, sendo um “componente curricular obrigatório”, registro importante para o histórico escolar incluído na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

O estudante que não comparecer para a realização da prova permanece em situação irregular, não recebendo o seu diploma de conclusão da graduação. A exceção se aplica aos que não podem fazer o exame por estarem fora do país ou apresentar uma justificativa de falta, como o atestado de saúde.

Para a inscrição é preciso acessar o site oficial:  https://www.gov.br/inep/pt-br preenchendo na área do estudante os dados para acesso. Depois basta conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição e aguardar o edital com o local da prova.

A aplicação da prova será desempenhada em todos os estados da Federação e no Distrito Federal, nos municípios de funcionamento dos cursos, conforme Cadastro do Sistema e-MEC que acompanha os processos que regulam a educação superior no Brasil.

A prova é dividida em duas partes: Formação Geral e o Componente Específico, oscilando entre questões discursivas e objetivas, tendo 4 horas para a realização.

O cálculo para a nota média do exame atribui o peso 1 à primeira e 3 para a segunda prova. As notas 1 e 2 mostram que o curso está abaixo da média, os conceitos 4 e 5 indicam que a graduação avaliada está com uma performance superior.

Diante de entrevistas recentes, o MEC divulgou a Portaria 41/2022, que informa que a prova será efetuada em 27 de novembro de 2022, e já conta com alguns cursos que vão participar desse exame, áreas relativas ao grau de bacharel e grau de tecnólogo.

No ano de 2020, o Enade avaliou 490 mil estudantes, de 8.009 cursos, de 30 áreas do conhecimento. Por conta da pandemia o Exame em 2020 foi adiado, avaliando os estudantes apenas em 2021 nos cursos que seriam avaliados no ano anterior.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM