Simone Alves

Perfil: Simone Alves de Carvalho

Professora de Relações Públicas – FMU/FIAM FAAM

Por: Daniel Furtado Lacerda [1]

Revisado por: Guilherme Augusto de Lima Faria [2]

Edição por: Cláudia Lima de Oliveira [3]

Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

“Paulista, paulistana que mora em Pinheiros”, assim a professora Simone Alves de Carvalho começa ao falar de onde é e onde mora. Gosta muito da região por conta da movimentação que atrai muitas possibilidades, ressalta que gosta da vida boêmia, e diz ser bom relembrar que os professores também têm seus hobbies e momentos de lazer.

Inspirada por seu padrinho, que era professor universitário e sua mãe, professora do ensino fundamental, Simone é formada em Relações Públicas pela ECA-USP (onde concluiu a graduação, o mestrado e o doutorado), doutora (bolsa CAPES) e mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP), MBA em Gestão Empresarial (FGV), além de outras tantas qualificações.


Ao sair da faculdade, Simone trabalhou em uma grande agência de comunicação, porém não se sentia bem no trabalho que exercia, um serviço muito puxado para seu perfil, isso não a fazia feliz. Foi quando surgiu uma oportunidade de emprego na área da docência, através da sua professora de graduação na ECA-SUP, Margarida Kunsch, a qual Simone tem muita admiração e sempre cita o seu nome quando tem oportunidade. A professora Kunsch cuidava da área de reestruturação do curso de Relações Públicas na FIAM FAAM e a incentivou a entrar na docência, devido ao seu jeito de se comunicar. Foi nesse momento que a Professora Simone, diz que se encontrou: na sala de aula, orientando trabalhos de iniciação científica, monografias e projetos experimentais. Assim, se sentiu realizada.

Sua trajetória na FIAM FAAM, começou no campus Morumbi, em 2002. Deu aula em muitos cursos em outros lugares, como: Uniban, Universidade de Sorocaba, FAD e Universidade Metodista de São Paulo. Em sua maioria, ministrando disciplinas dentro do curso de Relações Públicas.

“Tenho um grande carinho pela FIAM. A instituição se preocupa com os professores e em manter os cursos de comunicação.” – Declara a docente.

Por um período parou de lecionar e trabalhou na ouvidoria do Hospital das Clínicas, pois ama o trabalho de atendimento ao cliente. Somente saiu do cargo da ouvidoria, por conta do seu projeto de doutorado, o qual surgiu com o trabalho que exercia no hospital.

“Devemos fazer escolhas para gente e não para o outro.” – afirma.

Fora da docência, Simone tem com seu marido uma cervejaria, a Zuraffa, um hobby entre amigos que virou negócio.

“No início foi sem interesse, algo entre amigos e ao longo do tempo se formou em um negócio”. – completa Simone.

Durante a pandemia, com tudo de forma online, a professora diz ter sentido menos estresse no seu dia a dia, pois sem o trânsito caótico da cidade, tudo ficou mais tranquilo. Mas para as aulas, achou diferença no cenário entre aluno e professor, pois o ambiente da sala de aula presencial, faz muita diferença na forma de se relacionar.

“Espero que meus alunos sejam felizes e éticos em suas vidas pessoais e profissionais”. – Finaliza a Professora Simone Carvalho.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM.

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM.

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[5] Professora e coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.