Professor de Rádio, TV e Internet do Centro Universitário FMU/FIAM-FAAM
Texto por Vinicius Lopes [1]
Revisão por Guilherme Diniz Simões Moreira [2]
Edição por Safira Ferreira [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
Thiago Venanzoni, 34, nasceu em uma família de educadoras. Natural de Lorena, cidade que fica na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, ele estudou em escola pública. Foi alfabetizado por sua tia, com a avó também sendo sua professora – experiências que tornaram sua vida, de certa forma, “vigiada”, pois muitos conheciam sua família.
Ainda no ensino básico, ele se envolveu em projetos que buscavam mudar a rotina da escola. Independentemente da resposta, Thiago estava envolvido politicamente, mesmo que inconsciente e indiretamente, nas ações. Comprometidos com a educação, ele e outros alunos tentaram implantar uma rádio e um clube de cinema, porém, encontraram dificuldades na comunicação com a direção da escola, que não estava disposta a ouvi-los.
Na época de vestibular, ele prestou para alguns cursos relacionados ao audiovisual, como Cinema e Midialogia, mas também prestou para Letras, pois tinha interesse em trabalhar com roteiros. Ele não foi aprovado e resolveu tentar o vestibular para Comunicação. Aos 20 anos, Thiago foi aprovado na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), no curso de Jornalismo e então se mudou de Lorena para Bauru, também no interior de São Paulo. Sua mudança de cidade foi providencial, pois já tinha a intenção de deixar sua cidade natal. Durante sua graduação, trabalhou em alguns veículos de Comunicação e também desenvolveu um projeto de Iniciação Científica. Com o Audiovisual presente nos seus estudos acadêmicos, planejou fazer um documentário como Trabalho de Conclusão de Curso. Entretanto, isso acabou não dando certo.
Seu TCC foi uma monografia e, naquele momento final de curso, ele já pensava em ingressar em um programa de mestrado voltado para o audiovisual. No ano de 2014, ele entrou na USP para fazer esse mestrado, estudando a obra do cineasta Gus Van Sant, sendo orientado pela professora Rosana de Lima Soares. Interessado por política, no mestrado ele observa os estigmas de adolescentes nos filmes, como isso era representado pelo diretor.
O doutorado foi na sequência, iniciado em 2017 com a conclusão em 2020. Nessa etapa, ele foca sua pesquisa na diversidade e práticas dos coletivos audiovisuais brasileiros. Assim, a pesquisa também fica no campo das políticas de representação e estigmas, porém, observando agora a produção dessas obras por meio dos coletivos.
Seu início de carreira como professor foi durante seu mestrado, como estagiário em docência, nos cursos de Jornalismo e Cinema na USP. Após esse primeiro contato com a profissão, ao finalizar o mestrado e ingressar no doutorado, ele foi contratado em 2018 como docente na FMU / FIAMFAAM. A entrada na instituição foi por meio da indicação de um amigo, que não poderia continuar lecionando e sugeriu à coordenação o nome de Thiago.
Ele logo passou pelo processo seletivo e assumiu as disciplinas de cunho prático, como edição de vídeo, pós-produção e finalização e também documentário. Ele ensina nos cursos de Produção Audiovisual, Produção Multimídia, Rádio e TV, entre outros.
Ser professor já estava nos planos de Thiago que, durante a pós-graduação, enviava currículos para instituições de ensino na intenção de iniciar a carreira de docente. Como sempre foi alguém que esteve envolvido diretamente em produções, seja na escola ou em outros projetos durante a carreira, ser um professor de disciplinas ligadas à produção traz uma realização para ele. Mas, dar aulas não é a única atividade acadêmica do docente, já que ele tem também um projeto de estudo que desenvolve com seu grupo de pesquisa.
Hoje ele segue os passos de sua família e se tornou um educador. Paralelo a sua carreira acadêmica, ele, junto com a namorada e um amigo, fundaram a Barbante, uma agência onde desenvolvem trabalhos sem a pressão de uma agência comum, e só lidam com o que sentem prazer em produzir.
O futuro para ele é projetado para a pesquisa e a docência. Thiago possui planos de expandir os horizontes nos estudos que produz e está estudando linguagem de programação, o que poderá contribuir com projetos futuros.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM