Este ano, o Festival “Teorias na Tela” será realizado no dia 17 de dezembro, a partir das 19h
Por Ana Beatriz. [1]
Edição Gabriel Barbosa [2]
Revisão por Matheus Houck [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
O evento tem como objetivo contemplar trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos de Produção Audiovisual, Produção Multimídia e RTVI do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM.
A ideia do Festival surgiu em 2018 pela iniciativa de alguns docentes da Universidade, a idealização do projeto buscava premiar documentários desempenhados por turmas do segundo semestre do curso de Rádio e TV, na disciplina Teorias da Comunicação, posteriormente, o evento foi aberto para discentes de outros semestres e para todos os cursos.
Os projetos realizados possuem pesquisa acadêmica, elaboração teórica e referenciais bibliográficos e científicos. Além disso, algumas das categorias que serão premiadas são: “Melhor Projeto Teórico”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Filme”, entre outras. Para cada categoria haverá a premiação do melhor projeto e menções honrosas, que auxiliará o estudante na construção de portfólios e currículos.
Os professores orientadores acompanham os alunos durante o semestre, e escolhem um vencedor no dia do festival, há também a composição de um júri externo, que serão convidados, especialistas e profissionais para que possam contemplar e auxiliar os alunos nessa realização de trabalho importante na graduação.
Durante o processo de elaboração, os trabalhos são realizados em grupos e isso se torna um momento rico de trocas e de experiências pedagógicas que são estruturadas a partir da relação didática entre professor e aluno. Neste processo, os universitários desenvolvem conhecimentos de recortes de pesquisa, planos de divulgação, captação de imagens e etc.
O professor Bruno Casalotti, em entrevista à editoria de Eventos Institucionais da AICOM, destacou que é importante salientar que o objetivo do projeto não é fomentar a competitividade entre os alunos, mas celebrar a realização dos trabalhos. “Os alunos são instigados a observar e resolver problemas de maneira analítica, o que certamente colabora com um processo de constituição e uma disposição objetiva e prospectiva no que tange ao trabalho em equipes, bem como agir sobre o mundo de maneira cidadã e transformadora”, disse o discente.
Casalotti é um dos organizadores do Festival Teorias na Tela, juntamente com os professores Thiago Venanzoni, Sancler Ebert e Wiliam Pianco. O evento acontecerá com o apoio da coordenadora Isabella Goulart e do diretor do Centro Universitário FMU FIAM FAAM, Fernando Leme.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM