matheus2

Os Desafios de Engajamento dos Discursos Anticapitalistas no Youtube em 2020

Autor do livro “Rio de Versos – pronto pra vazar”, lançado em 2017, produz Iniciação Científica que foi apresentada na Semana da Comunicação

Por Bruna Massae Ueno Silva [1]

Edição por Giuliana Maciel Araujo [2]

Revisão por Andressa Lemes de Amorim Matos [3]

                      Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Em entrevista para a AiCom, Matheus Caldeira, 24 anos, estudante do 8º semestre de Rádio e TV, fala sobre o processo de produção de sua Iniciação Científica no Centro Universitário FMU/FIAM-FAAM.

No ano de 2016, cursou Ciências Sociais e parou. Voltou em 2018, e foi na disciplina de Arte, Cultura e Estética que percebeu que poderia continuar estudando um assunto que gosta muito: política, em RTV. No ano seguinte, decidiu embarcar na Iniciação Científica, seu primeiro projeto foi: “Síntese: Reconhecimento e Subversão”, orientado pelo professor Bruno Casalotti, quando analisou duas músicas do grupo “Síntese”, usando ferramentas de Análise de Discurso; e como resultado desse trabalho concluiu que o processo subversivo é a sequência de mudança de rumo de uma sociedade.

Neste ano de 2021, Caldeira realizou também a pesquisa acadêmica com a temática “Os Desafios de Engajamento dos Discursos Anticapitalistas no YouTube em 2020”, onde abordou as possíveis ferramentas que poderiam ajudar os canais a terem melhor desempenho dentro de uma plataforma, e descobriu diversos conceitos que não imaginava usar.

Inicialmente, ele pensava que o rumo do trabalho trataria de financiamento de canais, monetização, etc, mas também abordou assuntos como a construção discursiva de títulos, formação de rede de público, identidade individual e coletiva. Os resultados apontaram que o título e o conteúdo dos vídeos da plataforma devem estar conectados totalmente com o público receptor, pois ao contrário do telespectador, o público do YouTube é mais ativo e tem ferramentas que podem influenciar o canal.

Matheus revelou que, desde a primeira aula sobre o conceito de documentário, notou que seria bom ter o professor Wiliam Pianco como seu orientador. Pois, no processo de construção deste projeto, havia várias ideias e objetivos que ele ajudou a organizar tudo de forma coerente, tornando, assim, uma experiência extremamente positiva.

“A sensação de apresentar foi ótima, não apenas meu atual orientador estava presente, como meu primeiro orientador também, além da minha mãe, minha companheira e amigas e amigos, foi muito gratificante. Além disso, eu pretendo seguir a área acadêmica e acredito que esse projeto, mais maduro e mais completo do que meu primeiro, será de grande ajuda para minha pretensão futura.”, finaliza Caldeira.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – revisora

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM