Bruno1

Perfil: Bruno Casalotti Camillo Teixeira

Professor de Rádio, TV e Internet do Centro Universitário FMU / FIAM – FAAM

Texto por Renato Félix Iwamoto [1]

Edição por Safira Ferreira [2]

Revisão por Guilherme Diniz Simões Moreira [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Professor da Escola de Comunicação do FIAM FAAM Centro Universitário desde 2016, Bruno Casalotti trabalhava em outra área quando pensava sobre os rumos da sua carreira. Foi durante suas idas ao trabalho que Bruno se interessou por livros de Sociologia. Na época em que smartphones ainda não existiam, ele se debruçava sobre as teorias e métodos sociais durante todo o trajeto ao trabalho nas linhas de trem.

Depois do curso técnico em eletrônica, ao contrário da maioria das pessoas que trabalhavam com ele e nivelaram seu futuro sobre uma graduação no curso de engenharia, Bruno se interessou pela ideia de ser um pesquisador da sociedade. Parafraseando Émile Durkheim no livro “As Regras do Método Sociológico”, todos falam sobre a sociedade, mas “pesquisar a sociedade é um outro ponto; uma outra chave”, afirma o docente. 

Bruno prestou o vestibular para Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo e ingressou no curso de Ciências Sociais, que abrange Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A partir daí, Bruno concluiu a licenciatura em Sociologia e depois o mestrado no mesmo curso pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua área de pesquisa é “Sociologia do Trabalho”, e atualmente desenvolve seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Ciências Sociais.

Revisando a fortuna crítica sobre as relações de trabalho e sociedade, Bruno estuda os profissionais de audiovisual, procurando introduzir a ótica social a partir de Ricardo Antunes, professor de Sociologia da UNICAMP, e Liliana Rolfsen Petrilli Segnini, que leciona a disciplina Sociologia da Educação-Trabalho na mesma instituição e é pesquisadora na área de Sociologia do Trabalho artístico e cultural.

Esse mergulho no setor do audiovisual traduziu-se em familiaridade com o tema. Bruno foi responsável por cuidar da premiação do Festival Teorias na Tela. A ideia do evento é debater acerca das diferentes Teorias da Comunicação atreladas a outras disciplinas do curso de Rádio, TV e Internet.

Seu foco como professor torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e valoriza a produção autônoma do aluno, permitindo a potencialização dos laços institucionais entre ensino e produção crítica na faculdade. Outro grande aspecto em que Bruno se sai muito bem é na orientação de projetos de Iniciação Científica (IC), e a mesma bagagem advinda da pesquisa contínua do mercado de trabalho da comunicação auxilia na condução desses projetos.

Um episódio importante desse processo ocorreu com a apresentação dos projetos de IC durante a Semana da Comunicação 2021. Bruno foi um dos professores responsáveis pela orientação de alguns projetos e pela mediação dos seminários. Durante todo o período do evento, o professor trouxe pontos esclarecedores sobre as dificuldades na trajetória do comunicador e também as noções de precarização da divisão do trabalho; assim como forneceu um amplo prisma a respeito das possíveis interpretações que contrapõem demandas de mercado reprimidas e como é possível democratizar a produção audiovisual em âmbito nacional.

Quando falamos sobre alunos, todo o conteúdo referenciado torna-se claro nas palavras de Bruno Casalotti. Ele acredita que “é um privilégio ser ouvido pelos alunos. Eu tenho uma verdadeira devoção aos meus alunos, essa é a grande verdade”,conclui.

Crédito da Fotografia: Matheus Caldeira

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM