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Mais de 1500 Serviços Digitalizados pelo Governo em 34 Meses

Por Guilherme Diniz Simões Moreira [1]

Revisão e Edição por Safira Ferreira [2]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

Em um período de 34 meses, contando desde janeiro de 2019, o Brasil se tornou um dos maiores em termos de integração entre serviços digitais que integram as funções do governo para o digital. Serviços incluídos e populares que podem ser citados são o aplicativo da Caixa para o Auxílio Emergencial, com sua versão de 2021 possuindo mais de 50 milhões de downloads, e o Meu INSS, um aplicativo com mais de 10 milhões de usuários.

O governo afirma que, combinados, os efeitos de economia de recursos devido a essa integração são significativos, com mais de R$ 3 bilhões de reais economizados, graças aos serviços que se tornaram digitalizados. Esse valor combina R$ 2,3 bilhões que são “poupados pela sociedade”, de acordo com o governo, e aproximadamente R$ 800 milhões que são poupados pela própria federação brasileira.

Benefícios citados pelo Ministério da Economia, quando se trata da digitalização, incluem uma simplicidade e agilidade para a população, tanto do interior quanto das grandes cidades do país. Apesar disso, nem todos os serviços do Brasil estão digitalizados, mas um valor de 72% dos serviços existentes se encontram nessa condição, com o governo possuindo uma meta de chegar em 100% dos 4,7 milhões de serviços que serão digitalizados até o final de 2022.

A avaliação desses serviços, entretanto, varia. O aplicativo da Caixa do Auxílio Emergencial 2021 mencionado anteriormente possui 3.5 estrelas em termos de classificação do Google Play Store, com esse sistema avaliando a qualidade de um aplicativo pela opinião dos usuários. O Meu INSS é mais popular, tendo 4.7 estrelas, com o total possível para um aplicativo sendo 5.

Casos negativos também existem, com o aplicativo do DPVAT possuindo atualmente uma popularidade extremamente negativa, com apenas 1.6 estrelas do total possível de 5; definitivamente um dos piores  serviços avaliados, ligados a uma organização associada ao governo brasileiro. Esse aplicativo também não possui a quantidade de usuários próxima a dos outros mencionados, tendo apenas cerca de 100 mil.

Mais um ponto a ressaltar é que, apesar de a quantidade de serviços digitalizados ser alta, e mesmo se ela atingir 100% como o governo espera ao final de 2022, nem todos os brasileiros possuem acesso à internet. Dados de agosto publicados pelo Comitê Gestor de Internet da Internet do Brasil (CGI.br) afirmam que cerca de 19% da população brasileira, e 30% em áreas rurais, ainda não possuem acesso à internet, apesar de que esse é um valor que segue crescendo.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, afirmou para o Ministério da Economia que, hoje em dia, a plataforma digital do governo atende 115 milhões de pessoas em todo o país. Considerando que os dados mencionados do CGI.br indicam que 152 milhões possuem internet, isso demonstra que cerca de 75% da população com acesso a rede possui também interação com esses serviços; uma situação que é um bom exemplo de como essas medidas estão envolvendo o brasileiro moderno com o digital.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.