autoconhecimento1

“Autoconhecimento é a chave que destrava todas as portas da nossa vida”, diz Jessica Sandin no Papo de Internacionalista

Por Samantha Oliveira Filocromo [1]

Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]

Revisão por Matheus Houck [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

No dia 23 de novembro ocorreu o Papo de Internacionalista com Jessica Sandin, Diretora de Recursos Humanos (RH) no Nubank. O evento foi mediado pela professora Dr. Stella C. Schrijnemaekers, coordenadora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM.

Jessica Sandin é antiga aluna da FMU FIAM-FAAM e contou que a sua jornada não foi fácil, ainda mais por ser uma mulher preta, mas ela conseguiu lidar com isso e ficou impressionada com todos os projetos que a universidade oferece nos dias de hoje.

A profissional fala como usou a rede social Instagram na pandemia, diversificando o conteúdo ao falar sobre carreira, e compartilha dicas sobre o mercado de trabalho e como se inserir nele. Além disso, ela cita como o curso de Relações Internacionais é versátil para os caminhos a seguir, depois da graduação.

Sandin fala de suas experiências em volta do mundo, como a ida à África que trouxe diversas mudanças em sua vida e como isso se alinhou com o propósito da sua vida, influenciando em sua carreira. “Tudo que eu carrego como ser humano, nenhum salário pode pagar”, aponta a convidada.

A professora Stella pergunta à profissional se ela fez estágio durante a faculdade e ela comenta que fez diversos estágios e que graças a eles conseguiu pagar a faculdade, acumulando diversas experiências até se encontrar na área pretendida.

A convidada fala que foi no último estágio na área de RH que se encontrou.

Questionada também do que as empresas esperam dos profissionais, ela responde que a versatilidade é essencial. Uma aluna presente na palestra questiona Jessica Sandin se a idade ainda é um empecilho no mercado de trabalho, principalmente no estágio, e ela fala que isso ainda é uma problemática que impede o desenvolvimento de talentos nas empresas, mas que isso pode mudar.

Ela ainda destaca que o repertório de vida vale muito mais que um diploma ou um salário, que isso deve ser levado em consideração ao enfrentar processos seletivos e o profissional deve esquecer comparações a outros candidatos e focar em si mesmo.

O evento encerrou com os professores presentes agradecendo a presença de Jessica Sandin no evento que contou com quase 600 estudantes.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM