IMIGRANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL E A ATUAÇÃO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Publicitária Dalvacir Andrade permitiu compreender os processos de comunicação nas redes digitais ao abordar as ações de imigrantes brasileiros em Portugal.

Por Kaulaine Souza [1]

Edição por Talita Souza [2]

Revisão por Maurício Carvalho [3]

    Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª. Nicole Morihama [5]

No dia 20 de novembro, o Núcleo de Estudos das Redes Digitais (NERD) realizou seu 4° encontro, onde tivemos a presença de Dalvacir Andrade como convidada para falar sobre “Redes Digitais e a Integração Brasileira em Portugal: Reflexões teórico-metodológicas”. Publicitária e pesquisadora, a convidada atualmente está realizando seu doutorado na Universidade do Minho, em Portugal. O encontro foi mediado pelo professor Benedito Moraes.

Dalvacir explica que, a partir de 2017 ocorreu um aumento significativo de emigrantes no Brasil, logo, em Portugal ocorreu também uma nova vaga para imigrantes brasileiros. Esse movimento é visto como revolucionário para as plataformas digitais, pois os próprios imigrantes criam conteúdos em diversos espaços online.

Dalvacir diz que, segundo alguns teóricos como Van Dijck e Poell, existe atualmente uma plataformização da sociedade que consiste em atividades do cotidiano que são mediadas por aplicativos, como lazer, trabalho, transporte, entre outros.

YouTube

Em sua pesquisa, Dalvacir entende que “O YouTube é um ambiente efusivo de ações comunicacionais, proporcionado pela multiplicação constante de canais sobre Portugal, promovidos por imigrantes brasileiros.”

Questionada sobre as crianças de Portugal que estão falando “brasileiro” devido alguns youtubers, a publicitária explica que essa expressão é uma forma de xenofobia por parte dos portugueses por não aceitarem que o nosso idioma é também o português, considerando que nós falamos com termos mais tradicionais, enquanto o idioma do local foi se adaptando ao longo dos anos. Ela ressalta que existe essa interferência dos nativos, mas que é comum eles consumirem conteúdos  brasileiros e começarem a falar com nosso sotaque. Como exemplo, cita seu filho que estuda em Portugal: “Eu pensei que logo ele falaria o idioma daqui, mas me enganei, os amigos de turma dele acham o jeito dele falar bonito e tentam copiá-lo.”

Teoria Ator-Rede (TAR)

A publicitária explica que a TAR (Teoria Ator-Rede) é uma corrente de pesquisas que reconhece a capacidade de atuação de diversos atores, heterogêneos, híbridos e instáveis, porém se encontram no mesmo plano de ação e se afetam mutuamente, produzindo associações que fabricam o social.

A TAR rompe com a noção de essência e com o dualismo agência/estrutura, além da separação entre sujeitos humanos e objetos não-humanos serem também uma ruptura epistemológica. A convidada cita que, no âmbito dos estudos de cultura digital, tem sido afirmada a importância de pesquisas no campo da Comunicação Social que se dedicam à investigação das plataformas e outros ambientes digitais.

“A perspectiva neomaterialista aplicada aos estudos da Comunicação Digital vai se perguntar como algoritmos, interfaces, dispositivos, leis, regulações, patentes, redes de comunicação, espaços de uso etc., constroem determinado fenômeno.” (LEMOS, 2020, p. 58)

Por isso, o objetivo da pesquisa de Dalvacir é entender como se configuram as ações comunicacionais digitais desenvolvidas no âmbito das recentes vagas de imigração dos brasileiros em Portugal, como essas ações participam na constituição do referido fenômeno migratório e como atingem a ordenação dos modos de vida e condições de trabalho dos imigrantes que criam conteúdos no Youtube.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM