PRÊMIO JORNALISTA versão 2. 2

PRÊMIO JORNALISTA MARCOS NUNES 2022 – EDITAL DE INSCRIÇÕES

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO DO FIAM-FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO, POR MEIO DO COLEGIADO DE CURSO E O NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) torna público o Edital para a concessão do Prêmio Jornalismo Marcos Nunes, conforme Regulamento

As inscrições deverão ser submetidas pelo candidato de 16/11/2021 até às 23h59min do dia 31/03/2022, por meio de FORMULÁRIO eletrônico no item 6.2 do capítulo DAS INSCRIÇÕES deste EDITAL

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Este Edital dispõe sobre as condições, os procedimentos e os prazos da seleção para a outorga do Prêmio Jornalismo Marcos Nunes instituído para alunos do curso de jornalismo regularmente matriculados ou formados pelo FIAM-FAAM Centro Universitário.

2. DOS OBJETIVOS

2.1 Reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas;

2.2 Incentivar a formação de discentes ingressantes no Ensino Superior.

3. DO CRONOGRAMA

DATAEVENTO
16/11/2021Edital – Publicação no Portal AICom   
16/11/2021 até 31/03/2022Período de Inscrições pelo site da AICom
22/04/2022Divulgação dos Finalistas pelo site AICom
Semana de Jornalismo/maio 2022Cerimônia de Premiação

4. DAS CARACTERÍSTICAS DO PRÊMIO

4.1. A premiação é simbólica por natureza, beneficiando os autores pela qualificação do respectivo Currículo, o que pode repercutir em oportunidades ocupacionais disponíveis no mundo do trabalho.

4.1.1. Os vencedores receberão prêmios que consistem em certificados de participação ou diplomas e/ou placas.

4.1.2. Ficará a critério do Júri conceder menções de honra e, neste caso, o prêmio será um diploma.

5. DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

5.1 Os requisitos para a candidatura neste Edital são obrigatórios e o não cumprimento de qualquer um de seus dispositivos resultará no indeferimento da candidatura.

5.1.2. Além do atendimento a todas as condições de participação estipuladas neste Edital, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:

I – Ser estudante ou ter sido estudante a partir do ano letivo de 2018.1;

II – Estar regularmente matriculado no curso de jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário, na modalidade presencial ou a distância, ou ter entregue o TCC a partir de 2018.1 e ter sido indicado pela banca avaliadora para participar do prêmio.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 Antes de efetuar sua inscrição, o candidato deverá ler este Edital e o Regulamento, para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação e aceite condições nele estabelecidas.

6.1.1 – podem se inscrever alunos do 1º ao 8º semestres desde que seus trabalhos práticos/produtos se encaixem nas categorias do item 6.8 deste edital, no uso de laboratórios da IES, orientação, avaliação e indicação de professor da disciplina para inscrição ao prêmio.

6.1.2 – no caso dos concorrentes ao prêmio na categoria TCC, indicação da banca, conforme a média obtida na avaliação indicada na alínea II do item 5 deste edital.

6.2 Os candidatos deverão realizar sua inscrição preenchendo este FORMULÁRIO eletrônico até às 23h59min do dia 31/03/2022.

6.3 O candidato, no ato da inscrição, deverá:

I – Informar os dados pessoais, acadêmicos, endereço de e-mail e contato telefônico;

II – Solicitar, se necessário, o recurso de acessibilidade de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas: Edital e Regulamento ampliados (fonte de tamanho 18); auxílio na leitura (ledor);

III – Informar se necessário, atendimento pelo nome social (nome pelo qual pessoas transexuais, travestis ou qualquer outro gênero preferem ser chamadas); edital para a participação na candidatura ao prêmio e que aceita todas as condições nele estabelecidas.

IV – Inscrever-se na categoria para a qual o trabalho prático/produto se relaciona (se trabalho de disciplina ou se Trabalho de Conclusão de Curso – TCC).

6.4. O candidato que prestar qualquer informação falsa ou inexata ao se inscrever ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos normativos terá cancelada a inscrição e anulados todos os atos dela decorrentes.

6.5. A IES e a coordenação do curso de Jornalismo ou a comissão julgadora não se responsabiliza por inscrição não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica dos aparelhos eletrônicos, por falhas de comunicação, por congestionamento das linhas de comunicação, por procedimento indevido do candidato, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

6.6. É de total responsabilidade do candidato acompanhar a situação da sua inscrição.

6.7. Não será permitida a inscrição condicional, fora do sistema de inscrição ou fora do prazo.

6.7. Trabalhos de conclusão de curso ou atividades de disciplina premiados em edições anteriores não são aceitos na atual edição

6.8. Os trabalhos inscritos em TCC de Jornalismo não podem ser desmembrados e inscritos separadamente em outras modalidades e/ou categorias.

6.9. Os trabalhos impressos (TCC, artigos cientificos, jornais, revistas ou outros) devem ser enviados para o e-mail [email protected]

6.10. Os trabalhos audiovisuais e digitais (sites, redes, podcasts, videocasts) devem enviar o link de acesso as plataformas onde estão publicados, com livre acesso para a banca avaliadora, no FORMULÁRIO de inscrição indicado no item 6.2 deste edital..

7. DAS CATEGORIAS

7.1 Este edital atende os preceitos e orientações do Manual de TCC da IES, sendo também adequado aos trabalhos práticos/produtos desenvolvidos em disciplinas e laboratórios do curso, orientados por professores dessas disciplinas.

7.2 As normas apresentadas a seguir abrangem cinco categorias de trabalhos desenvolvidos pelo aluno no curso de Jornalismo, divididas em dois eixos:

I – trabalhos práticos / produtos (trabalho de disciplina ou TCC):

A Produtos impressos (Jornal, Revista, Livro-reportagem, Livro fotográfico, Reportagem em quadrinhos);

B – Produtos audiovisuais (Documentário em vídeo, Documentário em áudio, Série de reportagens televisuais, Série de reportagens em áudio, Revista eletrônica, Programa jornalístico de rádio, Podcast jornalístico);

C – Produtos digitais e multiplataforma (Grande reportagem/Especial multimídia, Site jornalístico de notícias);

D – Produtos de comunicação empresarial (Plano de comunicação integrada, Revista ou jornal empresarial, Relatório ou livro empresarial);

II – reflexão teórico-científica (Iniciação Cientifica, como trabalho de disciplina, e TCC):

E – Pesquisa científica com reflexão teórica sobre a produção jornalística (Artigo, Monografia);

8. DAS OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO

8.1 São obrigações do candidato à concessão do Prêmio Jornalismo Marcos Nunes:

8.1.1 Certificar-se de todas as informações e regras constantes deste edital e de que preenche todos os requisitos exigidos para a candidatura ao Prêmio Jornalismo Marcos Nunes.

8.1.2 Manter a guarda da senha de acesso ao sistema, se for o caso, pois, ela será necessária para acompanhar sua inscrição e verificar seus resultados.

9. DAS ELIMINAÇÕES

8.1.3 Consultar a confirmação de sua inscrição pelos e-mails [email protected] ou [email protected] e acompanhar as atualizações e reportagens sobre o prêmio no endereço: http://www.aicom.fiamfaam.br

9.1 Será eliminado do Prêmio Jornalismo Marcos Nunes, a qualquer tempo o Produto/candidato que:

  1. Tenha desenvolvido o produto de inscrição em estágios em empresas, mesmo que sob supervisão de professor do curso/IES;
  2. Não tenham vínculo direto com disciplinas ou atividades relacionadas a comunidade acadêmica da IES.
  3. Façam apologia ao racismo, homofobia, misoginia, que desrespeitem os direitos humanos ou que possam ferir a dignidade humana.
  4. Não tenha antendido as orientações do processo de inscrição ao prêmio ´previstas neste edital´.

10. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DOS RESULTADOS

10.1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas.

10.2. Em caso de empate na nota final, o critério de desempate será:

a) a maior nota de avaliação recebida no projeto entregue à banca examinadora de TCC.

b) prevalecendo o empate, será a maior nota no quesito texto escrito ou narrativo para os produtos audiovisuais.

c) no caso de se manter o empate, será deliberada a melhor abordagem jornalística dos produtos, a partir da aavaliação dos jurados.

10.3. A previsão para disponibilização dos resultados relativos aos finalistas e/ou vencedores será a partir 22/04/2022.

10.4 Os resultados serão disponibilizados no endereço: http://www.aicom.fiamfaam.br, mediante publicação dos títulos e nomes de seus respectivos autores.

10.5 Os resultados não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos similares que não o explicitado neste Edital.

10.6 Não haverá recurso para classificação ou desclassificação de um produto, projeto ou trabalho.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A inscrição do candidato implica a aceitação das disposições, das diretrizes e dos procedimentos contidos neste Edital.

11.2 O presente Edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do Colegiado do curso de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, decorrente de fato superveniente, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza, conforme legislação vigente.

11.3 O Colegiado do curso de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário resolverá os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

Prof. Me. Nicole Morihama

Presidente da Comissão Julgadora

Coordenadora dos Cursos de Jornalismo e Relações Públicas.