horas complementares

Horas complementares: o que são? Para que servem e até quando entregar?

Tire suas dúvidas sobre as atividades extracurriculares

Reportagem e revisão por Matheus Houck. [1]

Edição por Gabriel Barbosa [2]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

O fim do segundo semestre se aproxima e, com isso, os prazos para entrega de documentos, a regularização de pendências junto à faculdade e de horas complementares também.

Para não deixar de receber seu diploma, fique atento às dicas da reportagem.

Por que as horas complementares são importantes?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), órgão que definiu a obrigatoriedade da entrega de horas complementares, “as atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional”. Para a coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, Nicole Morihama, um dos principais fatores para a não entrega das horas é o “desconhecimento das regras e as especificidades das obrigatoriedades dos comprovantes, mesmo que isso seja amplamente divulgado”. A professora ainda indica um site disponibilizado no início do semestre com as dúvidas mais frequentes. “Sempre que eu recebo uma pergunta nova, incluo nesse site”, completa Morihama.

Data limite para entrega das atividades complementares. Fonte: Reprodução/AICOM

Os alunos de Jornalismo devem comprovar o cumprimento de 240h, sendo 96h da categoria Livre e 144h da categoria Obrigatória, já os de Relações Públicas devem cumprir 200h.

As horas obrigatórias são cumpridas com a participação em eventos e atividades oferecidas pela própria faculdade, já as livres em atividades externas à instituição. Cursos disponíveis no BlackBoard contabilizam 10h em atividades obrigatórias e podem ser encontrados na aba COMUNIDADES do ambiente digital.

Além dos sites indicados pela coordenação, recomenda-se ainda o site com cursos gratuitos e certificados aceitos pela faculdade, da Fundação Bradesco, para o cumprimento das horas.

Para os cursos feitos fora da faculdade, é necessário que o certificado contenha: nome completo, carga horária, data de conclusão referente ao semestre letivo, código de verificação de autenticidade (com sistema de validação online), assinatura de um representante da instituição, em papel timbrado.

Gabriel Yuzo, aluno do 8° semestre de Jornalismo, afirma que não entregar as horas complementares antes deixa o sentimento de “procrastinação desnecessária”. Yuzo diz que sempre teve o hábito de ir a cinemas, exposições e outras atividades culturais, mas alega não saber que os comprovantes devem ser entregues a cada semestre.

As atividades devem ser relacionadas ao curso e submetidas à aprovação pelo Portal do Aluno.

Lembre-se de que para cada certificado é necessário descrever a atividade realizada e sua relação com o curso em um texto de no mínimo 500 caracteres.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editor
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM