Por Matheus Campos. [1]
Edição por Gabriel Barbosa [2]
Revisão por Matheus Houck [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
Dois alunos do curso de Música do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM foram selecionados para o Cadenza Mozarteum, concurso lançado para comemorar os 40 anos do Mozarteum Brasileiro, tradicional instituto de fomento à música clássica com filiais espalhadas por todo o mundo.
Edivonei Gonçalves Júnior e Iasmim Bonfim (na foto, segundo e terceiro, respectivamente, da primeira linha vertical) concorreram tocando violino e foram selecionados entre músicos de todo Brasil para somente 13 vagas disponibilizadas pelo instituto, que contou com 500 inscrições. Por conta da pandemia da COVID-19, todo processo de seleção e apresentação dos músicos foi feito de forma virtual.
As premiações previstas para os selecionados são a participação no espetáculo Noite das Estrelas, na Sala São Paulo, uma das mais importantes casas de espetáculos do País, participação no Summer Academy Collegium Musicum, na Alemanha ou Master Class com renomados profissionais que trabalham no Mozarteum.
Sergio Moreira, coordenador do curso de Música, revela que a iniciativa para inscrição partiu dos próprios alunos e reforça tradição e seriedade do instituto Mozarteum. “Desde que eu comecei meus estudos em música o Mozarteum existe e é referência. Eles promovem intercâmbios e trazem apresentações estrangeiras para o Brasil que são oportunidades únicas para nós”, completou Moreira.
Iasmim Bonfim, aluna selecionada para o Cadenza Mozarteum, conta que estudou o concerto por cerca de oito meses antes de gravar sua apresentação e compartilha a felicidade de saber que foi escolhida. “Receber a notícia foi um momento incrível. Só tenho a agradecer a Deus, a minha família, professores e a todos que de alguma forma me incentivaram a fazer o que eu amo”, disse a aluna.
Mozarteum Brasileiro
O Mozarteum Brasileiro é um dos institutos de fomento à música clássica mais tradicionais do Brasil. Com mais de 40 anos de história, o instituto se especializou em formar novos talentos através de Master Class, bolsas e intercâmbios entre países, além de suas conceituadas apresentações. Os números do instituto impressionam, são cerca de 1.500 concertos desde a fundação, o que lhe garantiu mais de 2 milhões de espectadores durante todo esse tempo.
O trabalho do Mozarteum também é reconhecido internacionalmente através do trabalho de suas filiais em todo planeta.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM