NEMA1

LIVE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DO MEIO AMBIENTE FALA SOBRE O USO DE CRIPTOATIVOS PARA FINALIDADES AMBIENTAIS

‘’PSA 4.0 – O Caso do sistema Natus de Criptoativos Ambientais’’ por Dr. Ranulfo Paiva Sobrinho.

Por Kaulaine Souza [1]

Edição por Talita Souza [2]

Revisão por Maurício Carvalho [3]

    Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª. Nicole Morihama [5]

O coordenador do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (NEMA) Lucas Lima, foi moderador da Live ‘’PSA 4.0 – O Caso do Sistema Natus de Criptoativos Ambientais’’ realizada no dia 21 de outubro às 17h pelo canal no YouTube Centro Universitário FMU. Como convidado, foi recebido o Dr. Ranulfo Paiva Sobrinho, ativo em projetos para solucionar problemas socioecológicos, atualmente trabalhando com criptoativos para o desenvolvimento social e ambiental. 

“O Natus Unit não é uma criptomoeda, é um certificado registrado em Blockchain”. Cita o Dr. ao explica que o Blockchain é uma tecnologia que evita fraudes e corrupção, possuindo uma base de dados inalterados. E, mesmo que algum hacker tente invadir, é impossível corromper, pois, existe um arquivo com todas as transações realizadas.

Esse certificado Natus Unit, serve para atestar que uma reserva conservou nascentes de água, biodiversidade e estoque de carbono. Quando 1 Natus Unit é comprado, o dinheiro vai para reservas e apoiadores do sistema Natus, dessa forma, os donos das reservas podem usar o dinheiro para continuar a conservar.

O que é o PSA 4.0?

O PSA nasceu nos anos 90 dentro do padrão dólar, significando Pagamento por Serviços Ambientais, com o propósito de conservar as reservas naturais. O PSA 4.0 trata-se de uma iniciativa realizada por pessoas que querem deixar um legado ambiental à humanidade, diz Ranulfo.

Surge no contexto de SMI-Híbrido, o uso da tecnologia Blockchain para maior segurança. Você apoia e ganha benefícios, além de redistribuir os direitos monetários aos apoiadores desse sistema.

Paiva diz que, um problema que ocorre muitas vezes, inclusive no Brasil, é preservar sem recursos, por isso, o Natus é uma forma de apoiar. Qualquer pessoa que não seja dependente do governo pode participar, basta se cadastrar no sistema pelo site https://www.sistemanatus.com/, comprar e ativar para o ganho de benefícios e ainda contribuir para conservação do meio ambiente.

Como ganhar os benefícios do sistema Natus?

1º Fazer a conta no sistema e apoiar ao comprar pelo menos 1 Natus-Unit (1 dólar).

2° Ativar o link de afiliado e usar para conectar seus contatos com o sistema Natus (quando algum deles adquire Natus-Unit você ganha 1% da compra).

3° Ficar em contato com o sistema e atento em seu e-mail para saber quando receberá mais benefícios.

O Dr. Ranulfo ressalta que “Esse sistema vai além do mercado de carbono e da filantropia, une a arte e a conservação do meio ambiente”.

Para finalizar, o professor Lucas informa que o Núcleo foi inscrito como um grupo de pesquisa e agora, terão subsídios para a realização de mais eventos e ações. Logo, o NEMA irá propor debates de temas atuais, como estratégias importantes para conservação dos recursos naturais. 

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM