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‘Marketing e Relações Públicas promovendo diálogo com os públicos nas redes sociais’

Flávia Mendes apresenta palestra sobre Comunicação Mercadológica e a relação entre Marketing e Relações Públicas aos alunos de RP da FMU/FIAM-FAAM

Por Jeane Motira [1]

Edição por Giuliana Maciel Araujo [2]

Revisão por Andressa Lemes de Amorim Matos [3]

                        Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

No último mês, em aquecimento para a Semana de Comunicação da Instituição, os alunos de RP da disciplina Práticas em Relações Públicas, a convite da docente Simone Alves de Carvalho, receberam em aula uma palestra com a professora e consultora de comunicação e negócios, Flávia Mendes.

Inicialmente, Mendes propôs a reflexão aos alunos: Por que as mídias sociais estão tão presentes em nossas vidas? E em seguida, apresentou a pesquisa “What Happens on the Internet Every Minute (2020 Version) ”, ou em tradução livre “O que acontece na internet a cada minuto (versão de 2020) ”. A pesquisa pertence à Domo, empresa americana de software em nuvem.

Os números, como mostra a imagem abaixo, são impressionantes. Alguns exemplos de dados e volumes de informações que acontecem nas redes sociais dentro de um minuto:

  • WhatsApp: mais de 41 milhões de mensagens;
  • Instagram: mais de 347 mil stories;
  • Twitter: 319 novos usuários;
  • Linkedin: 69 mil usuários se aplicam em vagas de emprego;
  • Youtube: Criadores de conteúdo carregam 500 horas de vídeo;
  • Zoom: Mais de 208 mil hosts participam de reuniões.

E segundo Martha Gabriel, pesquisadora e autora pioneira em Marketing Digital no Brasil, as principais redes sociais no país são: WhatsApp (97%), Instagram (88%) e Youtube (75%). Com isso, a palestrante citou a queda das redes sociais pertencentes ao Facebook no início do mês de outubro, como parâmetro da importância das redes sociais na vida das pessoas. Não só pela comunicação, mas principalmente pelo impacto dos negócios brasileiros.

Esses dados e pesquisas auxiliam o trabalho do profissional de Relações Públicas em como agregar valor econômico, planos de negócio e objetivos mercadológicos para os clientes e Organizações. Para isso, é preciso entender os canais de comunicação do público, onde investir em campanhas, análise de sentimentos e feedbacks.

Para isso, o posicionamento da organização também é muito importante. Embora as questões institucionais e comerciais sejam muito relevantes, a palestrante trás os exemplos da Netflix e a Magazine Luiza com os clientes e consumidores.

“Há muita coragem para arriscar na estratégia de comunicação comercial da forma que as duas empresas atuam. Com muito humor e respostas afiadas com posicionamentos fortes, como se fosse uma conversa de igual para igual”, explica a palestrante.

Finalizando com a pergunta “por que um RP precisa saber construir conteúdo relevante? ”, Mendes explica que uma estratégia de Marketing bem elaborada gera para a empresa uma posição de autoridade, que influencia na preferência pela marca.

Sobre a palestrante:
Com um ótimo currículo e perfil no Linkedin, Flávia Mendes possui 18 anos de atuação nas áreas de Comunicação Corporativa, Gestão de Negócios e Sustentabilidade em empresas como Grupo Estado, Cinemateca Brasileira e Instituto Ethos.

Desde 2013, é proprietária da FCMMendes voltada ao desenvolvimento e treinamento de pessoas nas áreas de comunicação, reputação e sustentabilidade.

Mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela ECA-USP. Graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo com Especialização em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero. Atua há 12 anos na área acadêmica como professora de graduação e pós-graduação. Professora e pesquisadora do CEACOM – Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing, Professora dos cursos de Comunicação Social da Universidade São Judas e da pós-graduação Gestão da Comunicação e Marketing da ECA-USP.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM