IC 2

Seminário de Iniciação Científica dos cursos de Comunicação (2ª Rodada)

Texto por Vinicius Lopes [1]

Edição por Safira Ferreira [2]

Revisão por Guilherme Diniz Simões Moreira [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

A noite de 27 de outubro seguiu com as apresentações do Seminário de Iniciação Científica da 11° Semana de Comunicação. Três grupos apareceram, cada um com quatro pesquisas a serem apresentadas; o segundo grupo foi moderado pelo professor William Pianco, com trabalhos de alunos dos cursos Rádio e TV, Comunicação Social – Rádio, TV e Internet e Produção Audiovisual.

Os trabalhos foram desenvolvidos durante o ano letivo de 2021, com dez minutos para exposição do tema e pesquisa. Foi proposto um debate sobre cada apresentação, com participação aberta ao público.

Com orientação da Prof. Rita Ribas, a aluna Sara Scripitili do 6° semestre de Relações Públicas, teve como tema de pesquisa “A importância da comunicação digital na visibilidade de projetos sociais no Brasil”. Voluntária, ela conclui que a mídia on-line contribui para a disseminação de projetos do terceiro setor, mas ela também acentua algumas situações de desigualdade.

Isabela Freitas, que está no 6° período de Relações Públicas, teve como tema de pesquisa “Comunicação Institucional das Galerias de Arte de São Paulo a partir das estratégias de Relações Públicas”. Orientada pelo Professor Marcelo Rodrigues, a aluna fez um levantamento questionando o motivo do porquê é pouco mostrada a construção da importância do olhar institucional dessas galerias de arte.

A aluna de Comunicação Social – Rádio, TV e Internet, Isabela Yuk, teve como objeto de pesquisa o audiovisual. Orientada pelo Professor Bruno Casalotti, o tema de sua pesquisa foi “Uma análise sobre a inserção e a situação das mulheres na indústria de animações”. O objetivo foi analisar as funções que as mulheres assumem no mercado e como elas conquistam suas posições.

Para fechar o seminário, Pietra Veiga, aluna do curso de Produção Audiovisual e orientanda do Professor Bruno Casalotti, pautou sua pesquisa com o tema “Por trás das câmeras existem mulheres negras? Uma investigação sobre a inserção de mulheres auto identificadas como pretas e/ou afrodescendentes no audiovisual”. O objetivo do estudo foi buscar entender como é a inserção e a realidade de mulheres negras no mercado audiovisual a partir de marcadores sociais e outros pontos.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM