cultural1

ESTAR ATENTO AO ENTRETENIMENTO AUXILIA O JORNALISTA CULTURAL

Convidado na parte da manhã da Semana da Comunicação, o jornalista Alan de Faria expôs como é exercer a profissão na atualidade

Por José Ibiapina [1]

Edição por Talita Souza [2]

Revisão por Maurício Carvalho [3]

            Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof.ª. Nicole Morihama [5]

Na última sexta-feira (29), com o tema: “Jornalismo Cultural: Quando Passear é Pauta!’’ mediado pela professora Camila Garcia da Silva, o jornalista Alan de Faria levou alguns detalhes de sua experiência na área junto à quais tipos de desafios um iniciante pode enfrentar.

Na linha editorial do veículo em que Alan trabalha, como exemplo, ele cita o momento em que precisou entrevistar a cantora Paula Fernandes, tendo como missão em entender o universo da música sertaneja naquele momento.

O jornalista nos lembrou também que, artistas que atuam em novelas ainda são grandes pautas em colunas culturais, já que o tipo de atração tem um grande apelo popular no Brasil. Logo, tais assuntos acabam alimentando outras pautas como no Jornal Nacional da Rede Globo, apresentando em seu programa ruas vazias em algumas capitais do país, decorrente dos telespectadores estarem acompanhando os últimos capítulos de alguma novela.

Ao mudar de assunto e conceder dicas aos convidados, o entrevistado ressaltou que a área deve ‘’flertar’’ com outros assuntos como política, para entender medidas públicas voltadas para a cultura e leis. Com essa característica, é possível elaborar melhores perguntas sobre o assunto. Logo, o jornalista deve ter repertório cultural amplo.

Como outro fator em que o profissional poderá se deparar, será a necessidade em entrevistar artistas que não gostam de conceder informações. Todavia, temos que aprender a lidar com isso, pois todos carregam personalidades únicas.

Para finalizar, Alan lembra a questão em ficar atento a certas eventualidades naturais, como chuvas intensas ou enchentes. Pois, ao cobrir uma matéria na qual foi designado é função do jornalista dar destaque para todos os detalhes daquele momento. Portanto, ter um olhar atento para variados temas aprimora, ainda mais, a função do jornalista.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM