Design

Design Thinking aplicado ao planejamento estratégico de marca

Por Rafael Fiorussi [1]

Edição por Giuliana Maciel Araujo [2]

Revisão por Andressa Lemes de Amorim Matos [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

No penúltimo dia de palestras da Semana da Comunicação, ministrada pela professora Viviane Teobaldo, no dia 28 de outubro, a Instituição recebeu a palestrante Silvia Vasconcellos para contar um pouco sobre o Design Thinking e o tema foi debatido com os alunos. A convidada é especialista em marketing e design thinking na DTG Brasil, onde atua em programas de inovação, planejamento estratégicos e cultura. Atualmente trabalha na área de marketing, estudou no IED (Instituto Europeu de Design) em Milão. Quando voltou ao Brasil foi gestora de projetos em comunicação, depois coordenadora de design em serviços na agência.

Um instrumento que é muito utilizado nesse tema se chama “Miru”. É uma plataforma que se monta e constrói qualquer ferramenta que queira trabalhar. Silvia atua muito com relacionamento aos clientes, estratégia de negócios, desenvolvimento de cultura, transformação digital e vários outros projetos centrados no público-alvo.

Contou um pouco da história do Design Thinking, em uma linha do tempo de 1965 a 2021, mostrando que houve diversas mudanças e demandas de mercado. Ou seja, foi deslocado o papel do design para a entrega de um produto, para um olhar de construir soluções. Atualmente, esse tema é muito voltado para a inovação.

O design é resolver problemas de forma criativa, colaborativa e empática. É muito eficiente no desenvolvimento de produtos em geral. Hoje pode-se atuar em dois tipos: os de negócios e os serviços.

Os de negócios, é utilizado para perceber o potencial para conseguir lidar com os problemas complexos das organizações dos negócios. Já os de serviços, se caracteriza por entender o valor e a natureza das pessoas, além de criar um valor à medida que os serviços são projetados.

Silvia trouxe dicas de alguns livros referentes ao tema tratado: “Design Thinking”, “Game Storming”, “Isto é design thinking de serviços”, entre outros. Outra indicação foi: “A More Beautiful Question”, que fala sobre o Briefing.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM