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Como iniciar um texto, o que devo escrever?

Por Samantha Oliveira Filocromo [1]

Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]

Revisão por Matheus Houck [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

No dia 29 de outubro aconteceu a palestra na Semana da Comunicação “Introdução aos estudos do Texto”, que foi ministrada pela professora de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM Maria Tereza Cattacini Blois. A professora abordou a construção do texto focando em como começá-lo.

Tereza inicia falando de itens básicos essenciais para iniciar um texto, sendo eles:

  • A noção de linguagem e os modos de obter diferentes efeitos de sentido;
  • Os conceitos de texto e discurso e de gêneros textuais;
  • A coerência e a coesão textuais;
  • O parágrafo;
  • A intertextualidade.

A linguagem é essencial para a construção textual, pois usamos ela em quase tudo que fazemos para nos comunicar. Por meio disso é possível o diálogo, a transmissão de informação e conhecimento e manifestação de emoção e isso pode ser encontrado em músicas, na pintura, dança, cinema e em vários outros âmbitos artísticos que possuem sua própria linguagem.

“A palavra carrega grande poder, gerando impacto pois a persuasão se encontra nela, que conduz o raciocínio do receptor. As palavras são capazes de sintetizar percepções, sensações e estado da alma, realizando posicionamento distinto e persuasivo. Imagens podem até chamar atenção, mas não fixam conceitos”, disse a docente.

Para ter uma bagagem melhor de palavras é importante ler, diz a professora. Com a leitura o repertório aumenta e os textos ficam melhores, com poucas repetições e uma harmonia maior. Não para usar palavras difíceis e pouco conhecidas encontradas em algumas obras, mas para facilitar a leitura do receptor e deixar a construção do texto mais coesa. “É importante que o aluno saia do senso comum em suas palavras”, aponta Tereza.

Ainda segundo ela, quanto mais conciso o texto for, mais claro ele será. Não é porque o texto é pequeno que ele não consiga passar informação com clareza. Geralmente o simples chama mais atenção e informa o leitor, do que o complexo que atrai menos olhares. Como cita a professora: “O que é simples, é adequado.”

A professora também aborda os critérios de textualidade que devem ser utilizados ao escrever um texto, como é exibido na imagem a seguir:

A intertextualidade é fundamental para que o texto se torne interessante, como o uso da alusão, citação, paráfrase, paródia, coesão e coerência. Outra coisa que deve ser entendida bem é como construir um bom parágrafo, pois cada um possui um tema ou ideia central que funciona como uma espécie de eixo em torno do qual o bloco textual se desenvolve.

O tamanho do parágrafo deve ser medido também, por volta de 5 linhas, pois mais corre o risco de ser abordado outro tema no mesmo parágrafo. A ideia principal deve ficar em evidência e fazer sentido com as demais informações e ter clareza em todo conteúdo.

A professora trouxe um exemplo de como fazer um bom parágrafo, a primeira frase carrega o tema central e o restante o desenvolvimento da informação, mas abordando a mesma temática.

“Ainda na faculdade de engenharia, intrigava-me o fato de que bons alunos não conseguiam aprender o básico. A razão era óbvia: O ensino de ciências se baseava na decoreba de fórmulas e axiomas. Ensinamos no século XXI uma ciência do século XX. Parte do meu trabalho é justamente voltada a aplicar novas tecnologias na sala de aula de modo a tornar o aprendizado mais vibrante”, disse a professora.

A aula finaliza com esse exemplo e a docente tira dúvidas dos estudantes.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM