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Estética, Estilo e Poder: conceitos iniciais sobre a propaganda de candidatos políticos

O professor Guilherme W. Rodolf trouxe exemplos que marcaram a história da propaganda política.

Por Renato Felix Iwamoto [1]

Revisão por Guilherme Diniz Simões Moreira [2]

Edição por Safira Ferreira [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

A Escola de Comunicação do FIAM FAAM Centro Universitário exibiu nesta quarta-feira, 27, às 19:00, uma palestra sobre os principais conceitos que constituem o apelo às figuras que concorrem a pleitos eleitorais. Foram elencados diversos materiais que fornecem um amplo panorama sobre a construção da imagem do poder e tradição; Desde cartazes de propaganda política do Partido Comunista Chinês até propagandas utilizadas por países ocidentais à época da guerra.

O professor iniciou a palestra explicando o conceito filosófico eidos, debatido no âmbito da “representação da realidade” através da ideia e, também, a raiz etimológica da palavra imago; responsável por trazer a noção de necessidade da feição adequada a um determinado líder político, imperador ou pensador da época.

Materiais em vídeo também foram exibidos durante a palestra, um deles situava os alunos sobre a criação da imagem heroica de Napoleão Bonaparte, onde pinturas o representavam como alguém cuja personalidade, na prática, não condizia com os fatos. Outro vídeo sobre George Washington, se encarregava de desmistificar a visão que temos dele, que tinha problemas ortodônticos e permaneceu durante toda sua vida tentando sustentar a imagem de uma pessoa à altura do mito que representava na sociedade americana.

O professor também forneceu exemplos de escritores que se aprofundaram sobre o tema, livros como “Como Ganhar Uma Eleição”, de Quintus Tullius Cícero, e “O Estado Espetáculo”, de Roger Gérard Schwartzenberg, foram o ponto alto da palestra. Tais autores trazem no bojo do pensamento crítico sobre a construção da imagem e condução da postura adequada frente à administração pública o que candidatos devem fazer, como devem se portar e quais são os tipos de personalidade existentes, além dos conselhos sobre outros setores da sociedade da época. Guardadas as devidas proporções da conjuntura social onde cada autor estava inserido, a palestra foi capaz de trazer aos alunos um olhar mais apurado sobre a história da propaganda política.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM