Texto e Edição por Safira Ferreira [1]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [2] e Prof. Nicole Morihama [3]
No dia 26/10 às 19h, aconteceu um encontro recheado de arte, saber e as delícias do empreendedorismo. Com os professores e donos da Naná Brigaderia Gourmet, a palestra se iniciou de maneira leve e descontraída, que de imediato deu para notar a alma de artistas em ambos os palestrantes; Natália Guimarães e Efrem Pedroza. Natália é professora, educadora e artista, também já trabalhou com direção de arte e como atriz; já Efrem, também professor, educador e artista, já atuou como crítico de cinema; e hoje, os dois administram um negócio dentro da área de confeitaria.
A Naná Brigaderia Gourmet surgiu em 2017 como um hobby de Natália; mas foi durante a pandemia no começo do ano passado, que ela juntamente à Efrem, resolveram investir suas economias no ramo da confeitaria. Mas eles não se consideram confeiteiros, e sim, ‘artistas de bolo’, como está escrito na biografia do Instagram oficial da loja. Pois enfatizam que antes de tudo, eles são artistas, entretanto, agora transmitem sua arte em forma de bolos e doces.
Também utilizam do Instagram como vitrine para seus produtos, por isso, buscam inovar e trazer estratégias de crescimento nessa plataforma, que tem gerado ótimos resultados; dado ao bom aproveitamento do alcance das redes sociais e também a liberdade artística na criação dos posts; uma vez que uma diretora de artes e um profissional da área de cinema, trabalham os sentidos dos clientes através das fotos e vídeos.
A estética minimalista da marca, que se reflete nos produtos, abriu viés para um bate-papo sobre identidade visual, que eles disseram ser um tópico de extrema importância para quem almeja empreender e principalmente ter como estratégia as redes sociais; e se orgulham da evolução que tiveram nesse sentido. E Natália acrescenta “criatividade não cai do céu”, salientando sobre a importância de se alimentar de referências e ter inspiração.
Os professores contaram toda a trajetória estética da empresa, compararam as logos e embalagens que foram mudando conforme os anos, e evidenciaram que uma apresentação bem feita e autêntica, causa uma boa e diferente experiência para o cliente ao receber. Logo, além de minimalistas, também usam a abordagem intimista, presente desde o logo da Naná Brigaderia Gourmet, que nos apresenta uma colher de pau – para eles, simboliza essa proposta de “cozinha afetiva”, pois muitas vezes o bolo está presente em comemorações – e também pois cada pedido feito carrega uma história; inclusive eles até compartilharam alguns exemplos.
Além de todos os detalhes sensíveis, os palestrantes relatam a mudança que tiveram no cotidiano, após o embarque nesse ramo; como o investimento em equipamentos, automóvel, etc; que os fez ganhar em produção e tempo. O casal também compartilhou que houve muito estudo na área de finanças, arquitetura, confeitaria, e mais profundamente na arte. E até contaram um segredo público: “um grande investimento é o conhecimento”.
Eles finalizaram abrindo para perguntas, porém, a palestra estava tão fluída, que desde o início teve esse clima de troca. E a primeira pergunta que pairou no ar logo no começo do encontro; e eles mesmos identificaram; foi: “Com essas respectivas formações, o que os levou ao ramo da confeitaria?”. A resposta dos professores foi de que não se pode permanecer na bolha da formação, mas sim, explorar novos caminhos que a profissão proporciona.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM
[3] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.