Design

Design Thinking aplicado ao planejamento estratégico de marca

Por Rafael Fiorussi [1]

Edição por Giuliana Maciel Araujo [2]

Revisão por Andressa Lemes de Amorim Matos [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

Em mais uma palestra da Semana da Comunicação, ministrada pela professora Viviane Teobaldo, no dia 28 de outubro, a Instituição recebeu a palestrante Silvia Vasconcellos para contar um pouco sobre o Design Thinking e o tema foi debatido com os alunos. A convidada é especialista em Marketing e Design Thinking na DTG Brasil, onde atua em programas de inovação, planejamento estratégicos e cultura. Trabalhou por anos na área de marketing e estudou no IED (Instituto Europeu de Design) em Milão. Quando voltou ao Brasil foi gestora de projetos em comunicação, depois coordenadora de design em serviços na agência. E atualmente está na DTG.

Um instrumento que é muito utilizado nesse tema se chama “Miru”. É uma plataforma que se monta e constrói qualquer ferramenta que queira trabalhar. Silvia atua muito com relacionamento aos clientes, estratégia de negócios, desenvolvimento de cultura, transformação digital e vários outros projetos centrados no público-alvo.

Contou um pouco da história do Design Thinking, em uma linha do tempo de 1965 a 2021, mostrando que houve diversas mudanças e demandas de mercado. Ou seja, foi deslocado o papel do design para a entrega de um produto, para um olhar de construir soluções. Atualmente, esse tema é muito voltado para a inovação.

O design se alinha com tudo que busca resolver problemas de forma criativa, colaborativa e empática. É muito eficiente no desenvolvimento de produtos em geral. Hoje pode-se atuar em dois tipos: os de negócios e os serviços. Os de negócios, é utilizado para perceber o potencial para conseguir lidar com os problemas complexos das organizações dos negócios. Já os de serviços, se caracteriza por entender o valor e a natureza das pessoas, além de criar um valor à medida que os serviços são projetados.

Silvia trouxe dicas de alguns livros referentes ao tema tratado: “Design Thinking”, “Game Storming”, “Isto é design thinking de serviços”, entre outros. Outra indicação foi: “A more beautiful question”, que fala sobre o Briefing.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM