Priscila Santana2

Comunicação corporativa no âmbito comunicacional

Por Samantha Oliveira Filocromo [1]

Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]

Revisão por Matheus Houck [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

No dia 28 de outubro aconteceu a palestra “Jornalismo e Comunicação Corporativa”, que foi ministrada pela Head de Comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana, e mediada pelo professor de Comunicação do Centro Universitario FMU FIAM-FAAM, Wiliam Pianco Dos Santos.

A jornalista conta um pouco da sua jornada, sua paixão pela leitura e escrita, e como é ser uma pessoa curiosa e apaixonada por sua profissão. Formada em Publicidade e Propaganda pela Mackenzie e em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, a comunicadora adentrou na área de Comunicação Corporativa desde o início.

Priscila Santana fala sobre a crise editorial que presenciou ao longo de sua carreira, porém o mercado anda aquecido com abertura de novas áreas na comunicação, trabalhando com agências e empresas.

Santana passou por várias empresas antes de virar Head de Comunicação na Ajinomoto do Brasil, foi estagiária na Multibrás, atuou em outras empresas  como a Master Rental e com assessoria de imprensa, após isso começou na Ajinomoto como Analista Júnior. A comunicadora em sua jornada profissional recebeu prêmios como o “Top Five Executivos de Comunicação” em 2017 e o “Prêmio Aberje – Relação com a Imprensa” em 2018.

A comunicação corporativa que a profissional desenvolve na Ajinomoto é ramificada em comunicação interna para valorizar os funcionários, comunicação externa que foca na opinião e atração do público, responsabilidade social que coopera com a sociedade e comunicação científica que atua na explicação para o público conceitos científicos.

Santana fala sobre alguns eventos que acompanhou com a empresa, inclusive idas ao Japão anualmente para fortalecer a comunicação corporativa, como palestras, ida de jornalistas ao país, para agregar na comunicação da empresa e apresentação de projetos.

Segundo ela, a Ajinomoto é uma das maiores empresas de alimentos no Japão, pois há diversos produtos no país, como água e cosméticos, mas ela precisou se adaptar ao paladar do Brasil lançando o Sazón. “Essa facilidade de adaptação, essa resiliência de saber com quem está falando, é algo que aprendi dentro da empresa”, disse.

No Japão a reputação da Ajinomoto é gigante e a convidada cita que alguns funcionários vêm de lá para o Brasil e ficam por um tempo ficam apaixonados pelo país.

Ela também aconselha ao profissional buscar empresas que têm a mesma missão e propósito que o trabalhador, para um melhor aproveitamento tanto do empregado como do empregador. Santana passa algumas dicas para os universitários, essenciais para adentrar e se estabelecer no mercado de trabalho em sua área de estudo:

Após a profissional ser questionada se ela acha que o peso de trabalhar em uma multinacional é maior, a convidada diz que sim, mas que isso não invalida o trabalho de empresas pequenas, pois elas dão base para as maiores.

 “Leva muito tempo para crescer e pouco para derrubar” diz Priscila Santana sobre a construção da reputação que é um processo árduo, mas que rapidamente pode ser perdido por um deslize, por conta disso o peso de trabalhar em uma empresa maior é mais cuidadoso.

Mais algumas questões foram feitas até o final do evento e quando questionada pelo moderador do evento, Wiliam Pianco, de que maneira a cultura brasileira afeta a originalidade cultural da empresa, a convidada fala sobre o planejamento da empresa que é muito diferente das outras que já trabalhou.

“Qualquer plano de comunicação que eu vou elaborar, não posso fazer de forma rápida. Eu preciso ter todos os pontos de provas possíveis do que eu estou falando que vou fazer e preciso elaborar todos os problemas que poderiam ter, tudo que pode dar errado, o que pode impedir de atingir objetivo, e depois que você define isso é preciso apontar o que você irá fazer a respeito.”

O evento encerra com Priscila Santana comentando mais sobre seus conhecimentos, falando de como o inglês é importante para a carreira e fala também do Momento que encontrou com Drauzio Varella.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM