IC quarta manha

Seminário de Iniciação Científica dos cursos de Comunicação (1ªRodada)

Evento teve participações de professores e alunos. Foram apresentados 4 projetos.

Por Renato Felix Iwamoto [1]

Revisão por Guilherme Diniz Simões Moreira [2]

Edição por Safira Ferreira [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

A Escola de Comunicação do FIAM FAAM Centro Universitário promoveu no dia 27, às 9:00, a primeira rodada de apresentação de projetos de Iniciação Científica.

O evento teve mediação do professor Bruno Casalotti e comentários dos professores Wiliam Pianco, Maria Lúcia e Cristiane Sambugaro. Foram apresentados quatro projetos de pesquisa nos campos de Audiovisual (Televisão, Televisualidades, Cinema, Documentário e Ficção Seriada) e Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Publicidade e Propaganda. Os autores são Gustavo Henrique de Oliveira Mazzei, Jheniffer Alves Lourenço, Caio Fonseca Nalim e Arthur Augusto Braga Siqueira.

A pesquisa “O Impacto do plot twist na narrativa cinematográfica: o caso de Tabu”, de Miguel Gomes, sob orientação do professor Wiliam Pianco, abordou o filme português a partir de sua narrativa sob a Jornada do Herói, apresentando contradições com a tradicional linguagem hollywoodiana que o aluno Gustavo Henrique chamou de “A Rejeição do Não Convencional”.

Em seguida foi a vez de Jhennifer Alves com a pesquisa intitulada: “As Múltiplas Perspectivas da Jornada do Herói A Partir da Análise Fílmica de Besouro (2009)”; a estudante promoveu a busca de uma leitura sobre a representação de histórias africanas, sob perspectivas de homens brancos enquanto produtores dessas narrativas. Jheniffer, inclusive, analisou o papel dos personagens e sua construção de linguagem. A pesquisa também teve orientação do professor Wiliam Pianco.

Os dois últimos participantes trouxeram temas ligados aos seus respectivos cursos. Caio Fonseca, de Rádio, TV e Internet, e Arthur Augusto, de Relações Públicas. O primeiro trouxe questões ligadas ao sucateamento das condições de trabalho exercidas, especificamente, por editores de vídeo radicados em São Paulo e sua representação sindical. Além de abordar a romantização da noção do freelancer, tendo como base o “estado de incertezas” em que vivem estes trabalhadores (orientação do professor Bruno Casalotti). Já Arthur trouxe dois conceitos em sua análise a respeito da Comunicação Placebo, pesquisa feita a partir da observação de comentários sobre notícias, onde foi possível analisar a contradição na forma de comunicação proporcionada pela disseminação da internet. Esta pesquisa teve orientação da professora Cristiane Sambugaro, de Relações Públicas.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM