mktpme

FOCO ALÉM DO LUCRO GERA MAIORES RESULTADOS

Texto e edição por Talita Souza [1]

   Revisão por Maurício Carvalho [2]

            Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Prof.ª. Nicole Morihama [4]

O encontro desta quinta-feira (28), na parte da manhã, alavancou a temática na qual muitos esperavam: “Marketing para pequenas e médias empresas na prática”. Como anfitriã, a professora Viviane Teobaldo recebeu a consultora de marketing e vendas Tatiana Porto.   

No encontro, foi possível compreender melhor como a área comunicacional é necessária para manter o progresso na empresa, trazendo ainda mais consumidores com técnicas específicas. Ainda que exista baixos lucros, o investimento no setor citado cria oportunidades que enaltece a organização.

Ressaltado pela convidada, o foco de vendas deve ser abordado nas reuniões pelo profissional. Todavia, há o empecilho nas pequenas organizações na questão dos baixos rendimentos. Logo, investir em marketing se torna algo necessário para sustentar o negócio, junto a outras características, como equipe de vendas, entendimento do ramo, entre demais fatores.

“Um dos desafios é treinar o próprio diretor da empresa em marketing” cita Tatiana, pois as estratégias fazem toda diferença na área. É preciso abrir horizontes para investir no setor além de pensar somente no lucro monetário. Não basta somente criar postagens, deve haver a ponte entre o produto ou serviço com o consumidor, gerando resultados. O diferencial da companhia também é essencial, o que se deve esperar da empresa para se sobressair na sociedade?

Portanto, não se pode apenas vender o produto, cada detalhe é importante para atrair o público. O marketing se destaca ao criar ideias, estruturar cada ponto da empresa. Sendo de pequeno ou médio porte, é preciso analisar os recursos e ter conhecimento técnico de ferramentas onde é possível arquitetar de forma detalhada cada processo do setor, logo, uma equipe para isso faz total diferença.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM