Tecnicas1

Técnicas literárias no Jornalismo

Eduardo Rocha Marcos contou sobre as Técnicas literárias no Jornalismo e trouxe alguns exemplos

Por Rafael Fiorussi [1]

Edição por Giuliana Maciel Araujo [2]

Revisão por Andressa Lemes de Amorim Matos [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

No dia 26 de outubro a Instituição FMU/FIAMFAAM teve o convidado Eduardo Rocha Marcos, professor e jornalista, participando da 11ª Semana da Comunicação, ministrada pelo Prof. Benedito Moraes.

Eduardo é doutorando no programa de pós-graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, especialista em crítica literária pela PUC-SP. No Grupo Folha foi repórter, redator e editor. Lecionou por 16 anos na Universidade Paulista (UNIP).

O jornalismo literário, atualmente, é uma das grandes áreas de produção jornalística dos profissionais da comunicação. Também está relacionado com o texto produzido pelos jornalistas para contextualizar os fatos e acontecimentos. Além disso, é baseado tanto na ficção quanto na realidade. 

Primeiramente ele apresentou um pouco da história do jornalismo literário, que está relacionado com a transformação do jornalismo. Duas obras foram citadas nesse tema: “Os Sertões” (Euclides da Cunha, 1902) e “A Alma Encantadora das Ruas” (João do Rio, 1908). As características de um texto jornalístico são: descrição do ambiente, narração cena a cena, caracterização de personagens, uso de diálogos e etc., isso deixa o conteúdo mais dinâmico.

Na sequência ainda foi apresentado pelo convidado as técnicas literárias aplicadas ao texto jornalístico, inclusive o que cada uma representa, são elas: fluxo de consciência, mudança do foco narrativo e tempo pendular (analepse).

Por fim, Eduardo fala de dois exemplos de livros no foco narrativo, “O Som e a Fúria” e “Enquanto Agonizo”. Dois filmes foram adaptações dessas obras. O palestrante usou algumas referências como Franz Kafka, Edgar Allan Poe, entre outros.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM