marca empregadora

Marca empregadora e employer branding

11ª Semana da Comunicação promoveu encontro com trainee business da Ambev

Por Bruna Massae Ueno Silva [1]

Edição por Giuliana Maciel Araujo [2]

Revisão por Andressa Lemes de Amorim Matos [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Na noite do dia 26 de outubro, a 11ª Semana da Comunicação promoveu o encontro mediado pela professora Rita Ribas, com a palestrante Mariana Mariano, ex-aluna de Relações Públicas do Centro Universitário FMU/FIAM- FAAM, que atualmente é trainee business da Ambev.

Mariana revelou que seu primeiro “cliente” foi o quinto andar da faculdade, onde realizou um projeto de estratégias de relações públicas e se encantou pela iniciativa privada e o mundo corporativo. Carismática e comunicativa, logo questionou aos alunos quais palavras os faziam lembrar da cerveja e da marca.

Apresentou a história de construção da empresa até os dias de hoje, dizendo que quando ocorreu a junção da Ambev e Inbev da Bélgica, houve um crescimento acelerado e viraram referência de bebida e produção de qualidade. Atualmente é a maior companhia de bebidas no mundo com mais de 400 rótulos diferentes no portfólio. Além disso, Mariana passou vídeos com o intuito de ilustrar a noção de pertencimento de uma marca dentro de casa.

Em certo momento a palestrante explanou sobre o case do guaraná, “O guaraná se conecta com a nossa infância. Se você parar para pensar, vai lembrar das festas infantis que você estava lá bebendo o seu refrigerante. A gente está falando de um apego, afeto, uma marca que tem a capacidade de se conectar com uma pessoa que está do outro lado e resiste a 100 anos e o guaraná está dentro de uma companhia que quer ser mais do que centenária e faz história junto com a Ambev hoje. O arquétipo da bebida, que é o bobo da corte, por ser leve, trazer felicidade e ousadia e se conectar com as pessoas. O ‘coisa nossa’ é uma piada interna para o brasileiro que faz o melhor meme.”

Ainda comentou que nos últimos dois anos, ao criarem uma linguagem de aproximação com o público no Twitter, fez com que a empresa aumentasse mais de 25% o recebimento de currículo. Mostrou um vídeo que falava sobre o desafio de estar aceito com todo propósito que eles têm, entre colaboradores diretos e indiretos. Ressaltou o compromisso com a sociedade como um todo, que lidera mudanças, transformações e tem vários projetos espalhados por todos os lugares.

“Uma marca não fala só pelo produto, mas das experiências que te proporciona e entretenimento que vem de um país. Pensem o que ela agrega para você. O conhecimento é a melhor chave do sucesso. ” Finaliza, Mariana.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisora

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM