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Introdução ao Marketing Digital com o professor Maurício Guimarães

No segundo dia da 11a Semana de Comunicação do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, aconteceu um evento sobre Marketing Digital

Por Samantha Oliveira Filocromo [1]

Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]

Revisão por Matheus Houck [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

No dia 26 de outubro de 2021, segundo dia da 11a Semana de Comunicação do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, aconteceu um evento sobre Marketing Digital, ministrado pelo professor de Marketing, Negócios e Comunicação, Maurício Guimarães, que possui mais de 20 anos de experiência profissional na área, em empresas nacionais, multinacionais e do terceiro setor e também atua como palestrante.

Guimarães dá início a palestra ao contar suas experiências no mercado de trabalho, e diz que irá abordar de uma maneira geral o Marketing Digital que está sempre presente na área da comunicação.

Segundo o professor, o relacionamento interpessoal da sociedade mudou com a chegada da internet, influenciando também no relacionamento das pessoas com o consumo, pois o ambiente digital nos permite várias coisas e uma delas é o controle.  “Esse avanço vem desde a invenção da escrita até a era das mídias sociais como Facebook e Instagram. Assim a tecnologia mudou o mundo, revolucionando com os celulares, Streamings, gamificação, comunidades digitais, entre outros”, disse o palestrante.

Com toda essa evolução o Marketing não ficou para trás, tendo a chegada em 2010 do Marketing 4.0, que tem foco na integração online/offline e no envolvimento do cliente.

Ao falar sobre isso, o professor deixa uma indicação de filme, o “Dilema das Redes” , que trata sobre a influência das mídias sociais em nossas vidas, o documentário está disponível na Netflix.

Para Guimarães, o Marketing Digital abre muitas portas para os comunicadores, como as novas profissões que foram criadas: Produtor de Conteúdo, Analista de Social Media, Analista de Marketing Digital, entre outros.

Áreas do Marketing Digital. Foto: Reprodução/AICOM

A internet tem um controle muito maior de seu público, diferentemente de rádio, TV, revistas e jornais impressos, pois não é possível uma interação em tempo real com o leitor ou espectador, já nos canais digitais isso pode ser controlado e medido.

O professor continua explicando mais conceitos sobre o Marketing Digital, como o ROI (Retorno sobre o Investimento) e ROAS (Retorno sobre o Investimento Publicitário), questões que aplicam no consumo do público, se o que está sendo publicado está chegando às pessoas ou não. E como essa medida é feita? São os famosos cookies, não os comestíveis e sim os que se encontram nos navegadores da internet, que armazenam as ações feitas em determinado site acessados, gerando assim uma experiência personalizada ao usuário.

Outro quesito importante, segundo o especialista, é a jornada do cliente, que é desde a primeira interação até a compra do produto. Nessa jornada as necessidades vão mudando e com isso a empresa analisa se pode ter um cliente ideal naquele momento. Algumas estratégias são tomadas para chamar a atenção do cliente, sendo o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

As medidas feitas são as Web Analytics, métricas usadas para verificar o possível perfil do usuário, como que celulares eles usam, onde moram, qual frequência entram no site. Com isso é possível trilhar um caminho para o usuário mais facilmente, consertar erros rapidamente e tornar a experiência do cliente melhor.

O professor finaliza a aula explicando mais alguns conceitos como o Growth Hacking, que é uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio digital com base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses, experimentos e análise de dados, sendo a profissão mais importante do Marketing Digital, pois gera o crescimento por via de testes.

Para quem se interessar em ter o material exposto na aula, o professor o disponibilizará em seu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mauriciocorsetti/

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM