Douglas

A relevância da distribuição de curtas-metragens

Por Caroline Feliciano Almeida Silva [1]

Revisão por Guilherme Diniz Simões Moreira [2]

Edição por Safira Ferreira [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

No dia 27 de outubro as 9 horas da manhã, a 11° Semana de Comunicação teve seu início com a palestra de Douglas Domingues, professor da instituição Centro Universitário FIAM-FAAM. O tema em apresentação foi “Distribuição de Curtas-metragens”, assunto que veio em forma de aula para os convidados ali presentes.

A palestra começou com várias perguntas, como, se os alunos presentes gostariam de aprender algo que envolva imagem, seja documentários ou os próprios curtas. O palestrante teve todo um cuidado e compôs os slides, que continham inúmeras dicas sobre o mundo cinematográfico. Douglas diz ter ficado em dúvida sobre sua pós-graduação em cinema, comentou também que se sentiu pressionado pela família por não ter muito apoio. E conversando com o chat sobre escolha dos cursos dos alunos, brincou e disse “vocês escolheram o problema de vocês”.

O palestrante expôs também, o mercado de trabalho dentro do cinema. Citou que muitas pessoas acham que se fazem filmes com o intuito de ganhar dinheiro, porém é ao contrário, se ganha dinheiro primeiro para depois se fazer filmes. O Palestrante trouxe em detalhes como funciona o trabalho com os fornecedores e explicou que, para ser reconhecido dentro dessa “sociedade” da imagem, precisa-se arrumar uma forma de fazer seu nome ficar visível, conhecendo pessoas ou forçando o seu nome a ter visibilidade, postando seus trabalhos nas redes sociais e pedindo ajudas de familiares.

Douglas esclareceu que nem sempre cursar audiovisual será algo glamouroso ou fácil, de primeira irá gerar um aprendizado chato, pois, para realizar algo bom, custa tempo. Precisa-se de muita bagagem e para estar nesse ramo específico de imagem, se deve ter muito amor e paciência; visto que muitos projetos realizados podem dar errado ou não atingirão o que foi planejado. Salientou que a publicidade é algo ainda mais trabalhoso do que realizar e projetar um curta, ou até mesmo um filme. Comprar um telespectador é algo muito difícil, com todos os meios digitais tendo um grande alcance, é o que torna o público cada vez mais exigente, tendo então um grande custo em publicidade, além da verba gasta produzindo o produto principal.

Ao decorrer da palestra, ele explicou ainda mais sobre propagandas, press kits, e como alcançar o público. Foi uma palestra rica de informações, carregadas de dicas sobre cinema e audiovisual, sendo um grande incentivo do professor para as pessoas ali presentes que carregam o mesmo sonho dele, o de não desistir, porque todo o esforço vale a pena.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.