No dia 25 de outubro ocorreu a 6ª edição do Slam InterUni, que reúne estudantes de diversas universidades em uma competição
Por Samantha Oliveira Filocromo [1]
Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]
Revisão por Matheus Houck [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]
No dia 25 de outubro ocorreu a 6ª edição do Slam InterUni, que reúne estudantes de diversas universidades em uma competição, onde os poetas leem ou recitam um trabalho original. Este evento faz parte do projeto fomentado pelo coletivo Slam Resistência que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
O evento online, transmitido no Youtube, contou com a presença dos poetas competidores: Dubang, Poeta De Papel, Igor Braz, Luiza Lustosa e Mariana Felix. Como convidados, Thiago Venanzoni que é professor do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela USP, membro do Grupo de Estudos da Linguagem: Práticas Midiáticas, MidiAto (USP) e do GP Jovens Urbanos (PUC-SP), e Midria da Silva Pereira que é poeta, slammer, estudante de Ciências Sociais na USP, filha poética do Sarau do Vale e slam master do Slam USPerifa.
Carol Vidal foi a responsável por conduzir a competição, que teve como premiação R$50,00 para o primeiro lugar.
Venanzoni inicia o evento e pergunta à participante Midria da Silva como foi para ela estabelecer território distinto dentro da Universidade de São Paulo, um espaço segundo o professor, hegemônico e elitista.
“Foi um processo de muitas lutas. Minha presença na universidade não se dá à toa e eu já tinha alguém que já tinha feito a FUVEST que podia me aconselhar, nada disso. Tudo isso foi um acúmulo de trocas com espaços como a escola, cursinho popular, espaço de educação libertária que estavam ali tentando fortalecer a nossa presença da juventude em espaços importantes como a universidade”, aponta a estudante.
Pereira também fala sobre a falta de preparo dos estudantes para entrar em universidades públicas, indo além do conteúdo didático e sim instruções de como fazer a inscrição para os vestibulares, prazos e datas limites a serem seguidas e regras e dicas de como fazer uma boa prova. Além disso, discursa sobre a importância de grupos que lutam pelos direitos dos estudantes, como a luta pelas cotas em vestibulares e sobre a diferença de classes dentro da universidade pública que ela vivencia.
Carol Vidal dá início a amostra de poesias e começa com a do Poeta de Papel, que fala sobre amor e como é viver com esse sentimento e compartilhá-lo com quem ama , sobre “implementar sentimentos em seu coração, espero viver na paixão”, como o mesmo disse em seu poema destinado ao dia dos namorados.
Logo em seguida vem o poema de Igor Braz, que conta um pouco de como é ser poeta. “Ser poeta é ser livre, com pensamentos diversos, com a mente que desprende totalmente do universo”. Braz, enfatiza que o verso é livre e que vivendo o momento você conseguirá ter uma poesia para cada tempo.
Outra poeta participante foi Luiza Lustosa que em seu poema curto falou sobre racismo e machismo. “O povo tem uma chama acesa dentro do lado esquerdo do peito, racistas e machistas não passarão, e fique esperto, que o caminho está ficando estreito”.
Mariana Felix também teve seu poema divulgado e falou sobre os tipos de relacionamentos que as mulheres têm de enfrentar. “Eu já tive homem do tipo abusivo, do tipo meu amigo, do tipo lanchinho”. E por último o poeta Dubang que fala sobre as dificuldades que o ser humano enfrenta, caminhos a serem tomados na vida e no amor. “Nesse mundo pequeno que flutua no espaço, não existe tempo no seu abraço”.
Após a votação foram divulgados os resultados, e Luiza Lustosa, com seu curto poema, conseguiu o primeiro lugar ficando com 41 pontos, mostrando que com poucas palavras se conquista muito.
Quem quiser se inscrever nas próximas competições basta acessar: http://bit.ly/interuni-novembro
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM