Processos criativos: Técnicas para o desenvolvimento da criatividade

Abordagens criativas são levantadas e analisadas na 11° Semana da Comunicação

Texto e edição por Talita Souza [1]

   Revisão por Maurício Carvalho [2]

            Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Prof.ª. Nicole Morihama [4]

Repleta de carisma e com uma personalidade única, a professora Ediliane de Oliveira Boff, formada em Publicidade e Propaganda, esteve presente neste 2° dia da semana da comunicação na parte da manhã. Com o intuito em abordar de forma ampla a temática “Processos Criativos: Técnicas Para o Desenvolvimento da Criatividade” assunto no qual, sua fala propôs clareza e a reflexão de como é possível desenvolver ideias objetivas no ambiente de trabalho.

O objetivo do encontro foi observar como bloqueios criativos levam à escassez de propostas, maneiras para ultrapassar os medos, formas de aprimorar ideias, e ao final, a convidada propôs um exercício livre para analisar os conceitos apresentados na palestra.

Ediliane citou como as barreiras psicológicas influenciam a criatividade no dia a dia, como exemplo, foi mencionada a utilização de redes sociais que carregam uma grande quantidade de julgamentos e discursos de ódio, resultando em impasses para iniciativas devido ao medo que sentimos em sermos julgados. A professora destaca que “É interessante que em alguns momentos possamos olhar o próximo sem julgamentos. Ter a empatia e experimentar o lugar do outro te dará uma abertura para ideias sem receios”.

Além disso, foi ressaltado que referências possuem grande diferença para chegar a ideias novas, diferentes pesquisas proporcionam maiores conhecimentos sobre variados temas. Com isso, estar aberto a coisas novas facilita para que tenhamos um olhar amplo para inovações.

Por fim, o encontro concedeu destaque em como é possível desenvolver nossa imaginação com o tempo. Todavia, é preciso derrubar muros para tal questão e analisar nossa autoestima para o desenvolvimento criativo. Para finalizar, Ediliane propôs aos presentes que no dia de hoje executem algo diferente do comum: buscar programas fora do costume. Dessa forma, o exercício fará com que nossa mente se sinta estimulada a fazer algo novo junto à emoção em ser desafiada.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM