Psicólogo elucida aos alunos como essa ferramenta pode destacar o indivíduo
Reportagem, edição e revisão por Gabriel Barbosa [1]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [2] e Profa. Nicole Morihama [3]
A 11º semana da comunicação promovida pelo Centro Universitário FMU FIAM-FAAM acontece entre os dias 25 e 29 de outubro, e o primeiro dia foi contemplado com 9 palestras onlines abordando diversos assuntos, como marketing, design, entre outros.
Uma dessas palestras, ministrada pela professora Mônica Marques, contou com a presença de Everton Machado, psicólogo e facilitador de treinamentos corporativos da NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), e falou sobre o Marketing Pessoal: seu sucesso é você.
Marques aponta que essa palestra pode ajudar os alunos a se destacarem no mercado de trabalho e disse que os organizadores da semana de comunicação elaboraram os eventos voltados à geração Z. “Terão bastantes elementos ao longo da semana, e profissionais qualificados que se disponibilizaram para contribuir com a formação dos estudantes”, diz a docente.
Everton Machado inicia o debate falando sobre sua experiência no mercado de trabalho, que se iniciou aos 15 anos, em uma companhia aérea e, desde então, ele trabalha com desenvolvimento de times, de soft skills, de competências comportamentais, mas também na área de recrutamento e seleção.
Machado aponta para as mudanças que acarretaram em decorrência da covid-19 no Brasil dentro dos processos corporativos, pois houve um investimento em tecnologia por parte das empresas para que elas pudessem se adaptar a esse cenário, mas também em aspectos extremamente comportamentais, conhecida no mercado como softs skills, e que precisaram ser revistas pelos profissionais e pelas empresas, “para que a gente entenda que em momentos sensíveis como esse que estamos passando, aquilo que vai sustentar a nossa imagem e a forma como nos colocamos nestes ambientes ambientes externos, precisa ter um equilíbrio com as nossas habilidades comportamentais”, aponta o psicólogo.
Segundo ele, o marketing pessoal está atrelado à emoção, sentimentos e comportamentos. Isso é o diferencial para que todas as áreas pessoal, acadêmica, profissional, estejam alinhadas com nossas perspectivas de vida, com o nosso emocional e ainda mais nesse momento, em que precisamos ter esse encontro sincero com nós mesmos, para que aquilo que queremos externar, seja de acordo com o que a pessoa é.
A reflexão que o psicólogo traz aos alunos é “o que eu tenho para fornecer ao mercado de trabalho que está em constante transformação?”. O primeiro ponto para refletir, é a respeito das relações que vamos constituindo, que está pautado nas ambições próprias, mas tais ambições precisam estar ligados a realidade em que estamos inseridos, como família, cultura, ambiente, etc, e tudo isso faz com que o indivíduo seja único.
Machado convida os alunos a participar da palestra, expondo suas ideias, a se comunicarem com ele, para que seja de fato realizado um diálogo e explica que o marketing pessoal, é quando o indivíduo fala de si, como produto, objeto, como pessoal e externaliza para sensibilizar alguém que concorde com que é proposto e um dos pontos mais sensíveis sobre isso, é a valorização do próprio trabalho e pede para os alunos quantificarem o preço do profissional que são, o que não é uma tarefa fácil. Afinal, “é extremamente difícil pensar em algo que diz sobre nós, porque nesse tempo de imagens, redes sociais, a gente acaba esquecendo de um aspecto que acompanha todo marketing pessoal de sucesso, que é o personal branding”, disse o psicólogo.
Personal branding é uma forma de criar autoridade, tomar consciência sobre a marca pessoal e o marketing pessoal é a forma como o indivíduo irá externar isso. “É avaliar aquilo que eu tenho de conteúdo e alinhar com uma estratégia que você irá utilizar no mercado”, diz o convidado.
O intuito da palestra é preparar os alunos para futuras entrevistas no mercado de trabalho e para isso, o convidado traz diversas questões que podem acontecer em entrevistas de emprego, mas auxilia os estudantes a construírem o marketing pessoal. Valorizar propósitos, objetivos de vida, gostos e habilidades, referências e exemplos, que fazem parte do autoconhecimento, são pilares que podem compor estratégias para manter a própria marca ativa no mercado. “A partir do momento em que o sujeito está em um ambiente profissional, ele precisa ter o sentimento de pertencimento”, pois em um lugar em que a pessoa se sente parte daquilo, onde consegue ter boas relações, ter autonomia, onde o trabalho tem um propósito e uma devolutiva afetiva, se a equipe é coesa, a pessoa irá querer criar raízes naquele ambiente e ao sentir isso, o sujeito buscará conhecimento, para aumentar o profissionalismo e agregar à empresa.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[3] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM