Nos dias 27 e 28 de outubro ocorrerá o II Seminário de Iniciação Científica dos cursos de comunicação do Centro Universitário FMU FIAM FAAM
Por Ana Beatriz [1]
Edição e revisão por Gabriel Barbosa das Neves [2]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Prof. Nicole Morihama [4]
Nos dias 27 e 28 de outubro ocorrerá o II Seminário de Iniciação Científica dos cursos de Comunicação do Centro Universitário FMU FIAM FAAM. Os alunos que realizaram suas pesquisas durante o ano letivo de 2021 vão apresentar os trabalhos nas rodas de discussão que vão ocorrer nos períodos matutino e noturno.
A pesquisa de Iniciação Científica é um projeto voltado para alunos de graduação, para que utilizem sua criatividade e conhecimento em pesquisas metodológicas sobre determinadas áreas de seus cursos. Seu principal objetivo é proporcionar experiências aos estudantes em seu período de graduação, de forma livre e criativa, sendo fiel ao aprendizado constante e evolução.
Para o professor Wiliam Pianco, as pesquisas auxiliam o trabalho dos alunos, pois eles passam a ter um feedback do público e não só dos orientadores com os quais eles trabalharam. O docente ainda diz que é interessante como o Seminário leva uma visão aos novos alunos para aderir esse projeto para seus próximos anos de graduação.
Segundo o docente, apesar da precariedade de políticas públicas contemporâneas no investimento à ciência e tecnologia, como, por exemplo, com os cortes na área da Educação, cabe aos docentes e discentes perceber que a pesquisa científica é uma forma de atuação no âmbito da civilidade, uma vez que isso traz impactos positivos para a sociedade. “Nós estimulamos que os estudantes enxerguem que o desenvolvimento teórico encontra a prática no seu entorno, é dessa forma que devemos reforçar a importância dessas práticas que realizamos dentro da universidade”, disse Pianco.
Em entrevista à reportagem, o aluno Erick Gallani, do sexto semestre do curso de Rádio, TV e Internet, que apresentará sua pesquisa no Seminário, fala sobre a importância da Iniciação Científica tanto para os alunos quanto para o corpo docente. Para ele, ações como o Seminário e a IC tratam de melhorias na educação e nas aulas dos professores, pois, com mais divulgação e comunicação, é possível atrair mais alunos, inclusive os formados para se inserirem no mercado de trabalho. “No fim, tudo se resume a realizar uma Iniciação Científica dentro da sala de aula”, disse o estudante.
A reportagem apurou que a programação das bancas de discussão do Seminário é realizada através da apresentação dos alunos, com duração de 15 minutos para dissertar sobre a pesquisa, relacionando tópicos como introdução, desenvolvimento e conclusão, e que muitos trabalhos estão relacionados com o mundo audiovisual. Isso permite que alunos de outros cursos consigam ter mais contato com as áreas da Comunicação, abrindo a mente e ainda auxiliando posteriormente nos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Rodrigo Eugênio, estudante do curso de Jornalismo do 6ª semestre, contou suas expectativas sobre o seminário. “A Iniciação Científica pode auxiliar muito para quem quer seguir uma carreira acadêmica, realizar mestrado ou doutorado”, disse o estudante que possui vontade de se tornar professor de universidades. Para ele, é necessário se aprofundar sobre um tema que goste, pois apesar de ser um processo simples, exige muita dedicação.
Eugênio ainda ilustra a importância do professor orientador no andamento, pois além de pesquisar sobre algo que tenha interesse, é necessário procurar um docente que entenda o tema a ser apurado e desperte no aluno mais sobre aquilo que se deseja falar.
Eugênio ainda deixa um recado para os alunos que futuramente realizarão Iniciação Científica nos próximos semestres e diz que “a busca por conhecimento supera qualquer barreira metafísica que o ser humano se impõe; a pura curiosidade dá um empurrão para falar sobre o que você gosta”.
O professor Bruno Casalotti disse que os discentes e docentes devem valorizar o conhecimento científico como um todo, ainda mais no momento em que vivemos. “Todos nós estamos acompanhando, por exemplo, a efetividade da vacinação em massa da população na queda do número de mortos e infectados pela COVID-19 no Brasil”, disse à reportagem.
Casalotti aponta que a vacina foi produzida graças aos avanços da ciência, e por isso que ela é tão importante e diz que isso vale também para outras áreas do conhecimento, como ciências humanas, exatas, etc. “A Iniciação Científica é uma boa oportunidade para que esse conhecimento seja expandido e valorizado e apesar das dificuldades que estão presentes, já que não há comunicação interpessoal-presencial, todos os selecionados irão trabalhar para fazer um excelente Seminário, com todas as possibilidades, potencialidades e ferramentas que possuem em mãos”, disse o docente.
Os Seminários dos alunos do Centro Universitário FMU FIAM FAAM dos cursos de comunicação iniciam-se na quarta-feira, 27 de outubro, a partir das 08h50 e será aberto a todos os alunos interessados.
Você pode conferir a programação e o formulário de inscrição clicando aqui.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM