Como trabalham os comunicadores

Como trabalham os comunicadores no contexto da pandemia de Covid-19?

A 11ª Semana da Comunicação promove palestra sobre as condições de trabalho dos comunicadores no contexto da pandemia de Covid-19

Por Renato Felix Iwamoto [1]

Edição por Safira Ferreira [2]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

A 11ª Semana de Comunicação da Escola de Comunicação do FIAM FAAM Centro Universitário promoveu nesta segunda-feira, 25, às 9:30, uma palestra sobre as condições de trabalho dos comunicadores no contexto da pandemia de Covid-19.

A palestra, mediada pela professora Carla de Oliveira Tôzo, contou com a presença da pesquisadora Ana Flávia Marques. O evento teve como objetivo principal, mostrar a situação dos trabalhadores da área de comunicação durante a pandemia. A pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CP-CT/ECA), da USP (Universidade de São Paulo), contou com 994 respondentes validados de todos os estados do país, Distrito Federal, além de México e Holanda.

Essa pesquisa possui seções que cobrem um panorama geral em diversos âmbitos. Por exemplo: o universo dos respondentes, escolaridade, formação profissional, situação de trabalho, identidade profissional e modalidade de trabalho na pandemia de Covid-19 e Saúde dos comunicadores. O estudo pretende mapear quais são as funções acumuladas pelos profissionais durante a pandemia, a faixa salarial majoritária dos participantes e as consequências dessas mudanças no universo laboral e doméstico, em razão da significativa adaptação dos profissionais ao formato home office.

Durante a palestra, Ana Flávia explicou sobre as seções que contam com gráficos diversos, que fornecem uma noção acerca do perfil dos comunicadores e a transformação das atividades exercidas.

A pesquisa possui um questionário de 49 questões. Foi elaborada através de um formulário do Google que permaneceu disponível durante os dias 5 e 30 de abril de 2021. Esse formulário foi divulgado e disponibilizado por 25 instituições parceiras que apoiam a pesquisa. As outras pesquisadoras responsáveis são: Camila Acosta Camargo, Claudia Nociolini Rebechi, Daniela Ferreira de Oliveira, Jamir Kinoshida, Janaina Visibeli Barros, João Augusto Moliani, Naiana Rodrigues da Silva, Yonara Aparecida Santana; com coordenação de Roseli Figaro.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.