Do Urbano ao Museográfico: O Restauro do Jardim e Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora – MG)

Evento “Especial Patrimônio: Diálogos de Arquitetura 2021/2” explorou o tema: “Do Urbano ao Museográfico: O Restauro do Jardim e Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora – MG)”.

Por Guilherme Pereira[1]

Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]

Revisão por Matheus Houck [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama

Na última sexta feira (15 de outubro), ocorreu uma palestra ao vivo no Blackboard, pertencente ao evento “Especial Patrimônio: Diálogos de Arquitetura 2021/2”, que explorou o tema: “Do Urbano ao Museográfico: O Restauro do Jardim e Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora – MG)”.

A palestra teve como enfoque falar sobre a restauração do Jardim e Museu Mariano Procópio, visando divulgar a importância do museu para uma tentativa de atrair mais visitantes devido à crise financeira gerada pela pandemia, mas também falou sobre a história dele que teve seu tombamento em 1939.

O evento contou com a presença de professores, que promoveram discussões com fatos históricos e registros de um dos locais mais importantes da história dos museus brasileiros, pois recebeu a visita de Dom Pedro II quando ainda não era um museu, e que foi construído especialmente para recebê-lo.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM[5] Professora e coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM