NERD1

COMO AS REDES SOCIAIS FORTIFICARAM O RELACIONAMENTO ENTRE FANDOMS DO CINEMA E STREAMINGS

As redes sociais estão presentes em nosso cotidiano e possuem uma grande influência na vida dos cidadãos.

Por Andressa Lemes de Amorim Matos [1]

                                                                                    Edição por Talita Souza [2]

           Supervisão por Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

As redes sociais estão presentes em nosso cotidiano e possuem uma grande influência na vida dos cidadãos. O Núcleo de Estudo das Redes Digitais (NERD), que está presente na FMU | FIAM-FAAM Centro Universitário, apresenta diversos conteúdos relacionados ao mundo digital e debate tais temas de forma ampla e de fácil compreensão.

“As redes sociais digitais vão influenciar nos nossos textos que são publicados, não só em razão da forma em que elas estimulam a nossa reflexão, mas também porque aquilo que nós publicamos pode ser fator de atração para novos participantes do Núcleo, ou para outros grupos que venham a dialogar conosco”, afirma Wiliam Pianco, um dos coordenadores do NERD, ao lado do professor Benedito Moraes.

Em um estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em 2019 (Pesquisa mostra que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet), consta que houve o aumento do uso da internet para assistir vídeos, filmes e séries, ficando atrás do uso para enviar mensagens de texto ou áudios e chamadas de voz ou vídeos.

Tendo o foco voltado para o uso de serviços de streaming, as redes sociais alavancam o crescimento e divulgação de determinadas marcas a partir da interação direta com o público alvo. Estes, por sua vez, se sentem mais próximos de séries, filmes, animes etc. Desta forma, passam a buscar pessoas que tenham interesses em comum, dando origem ao “fandom”.

Atualmente, os fandoms são de fundamental importância para fortalecer a indústria de entretenimento (inclusive o cinema), já que, a partir deles, o conteúdo é compartilhado com mais frequência, gerando novos consumidores. Além disso, outras organizações se beneficiam criando produtos similares ou itens que o fã pode colecionar, como por exemplo: roupas, canecas, bonecos, objetos autografados, entre outros.

“Esses meios digitais excluem o fator distância, proporcionando aos fãs a possibilidade de aproximação e criação de conteúdos específicos sobre aquele tema. Em casos de bandas, os perfis oficiais trazem à tona a sensação de proximidade com aquele grupo, algo que só se tornou possível graças à internet e às mídias digitais”, diz Thierre Souza, estudante do último período de jornalismo na FMU.

Portanto, as redes sociais acabam integrando e aproximando esses fãs. Assim, podem interagir entre si ou até mesmo marcar encontros para debater sobre assuntos em comum. Logo, se torna necessário o estudo dos espaços digitais, para que exista debates relacionados à influência que esses meios possuem no cotidiano das pessoas.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM [4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM