mercado de trabalho

O profissional deve se manter atualizado para o mercado de trabalho

Por Ana Carolina Carvalho Rocha [1]
Revisão de Samara Lopes [2]
Supervisão de Prof. João Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]

A Semana de Relações Públicas foi encerrada nesta sexta-feira (23 de abril) com a presença de Everton Machado, facilitador de treinamento no Nube, convidando à troca de conhecimento durante o evento sobre “Mercado de Trabalho e Processo seletivo: como enfrentá-los?”

Segundo uma pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial, 65% dos alunos do ensino básico trabalharão com profissões que ainda não existem, esse dado aliado à outra pesquisa feita pela Universidade de Oxford onde mostra que 47% dos empregos terão desaparecido em vinte anos, evidenciam o quanto o ser humano está sujeito às atualizações constantes dentro da sociedade. A análise desse cenário é importante para que o profissional possa entender que também é necessário que ele se atualize perante o mercado de trabalho, porque “quanto antes eu começo a entender as nuances do mercado de trabalho, antes eu posso adaptar estratégias para melhorar a minha visibilidade no mercado”, segundo Everton. 

Uma listagem feita pelo Fórum Econômico Mundial aponta que as hard skills e soft skills – habilidade técnica e comportamental – são competências ligadas aos profissionais do futuro, mas que já são cobradas atualmente devido as renovações tecnológicas, dessa forma, segundo Everton, “a tecnologia a todo instante se reinventa e eu preciso ir atrás dessas certificações na mesma intensidade. Justamente para que o meu currículo não esteja desatualizado frente aos meus concorrentes”. 

O processo seletivo ultrapassa o contexto de entrevista presencial ou online, de acordo com Everton “o processo seletivo começa na ligação telefônica, quando eu faço o convite para você participar”, sendo assim, são necessárias estratégias para que o profissional saiba lidar com esse contexto. O match cultural significa o alinhamento das expectativas profissionais do indivíduo com as expectativas empresariais, um exemplo sobre como funciona esse alinhamento é a idade como um obstáculo para conseguir ingressar no mercado de trabalho, com o uso do match cultural, o candidato pode buscar empresas que se alinhem com suas expectativas. Sobretudo, ele é um importante meio estratégico para dar boa continuidade ao processo seletivo já que “se informar sobre a cultura me possibilita abrir margem de adotar estratégias para a hora do processo seletivo”, como diz o facilitador de treinamento. 

“Comunicação, criatividade, inteligência emocional, negociação, julgamento, orientação à serviço são todas perspectivas, hoje, que o mercado vê como necessidade na hora de trazer o colaborador para a sua equipe”, diz Everton, porém, estudantes e profissionais da área de RP buscaram dicas durante as palestras e Everton aponta que a vivência acadêmica como workshops e condução de seminários “validam para nós um profissionalismo diferenciado que a gente espera ver no processo seletivo”. Além disso, pesquisar e se atualizar são essenciais para o sucesso no processo em questão visto a alta competitividade no mercado de trabalho, hoje “existe um universo gigantesco a ser explorado, que cada vez mais muda muito essa questão de tendências e eu preciso renovar o meu conhecimento”.

O evento foi transmitido pela Rádio FIAMFAAM e a WebTV FMU/FIAM e se encerrou no dia 23/04/2021 

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisora
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM