Radio FIAM

Criada em 2016, Rádio FIAM-FAAM prepara alunos para o mercado de trabalho

Estudantes colocam em prática aquilo que aprendem nos cursos da universidade

Por Samantha Oliveira Filócromo[1]

Edição e revisão por Gabriel Barbosa [2]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco[3] e Profa. Nicole Morihama [4]

Com sua primeira transmissão ao vivo em 17 de outubro de 2016, a WebRádio FIAM-FAAM garante programas inovadores produzidos pelos próprios alunos do Centro Universitário FMU-FIAMFAAM. A rádio foi idealizada pelos professores Fernando Albino Leme, Vicente Darde e Johan Van Handeel, e atualmente é coordenada pelo professor José Cal Francisco. A rádio, mesmo no período de pandemia e aulas online, continuou com sua programação e estágios.

A ideia da criação da rádio já vinha sendo formada desde 2015, mas foi em 2016 que teve seu lançamento oficial dando mais espaço aos alunos da área da Comunicação, podendo colocar em prática o que é ensinado na sala de aula na universidade. Dessa forma, os estudantes chegam ao mercado de trabalho com experiência e confiança.

A rádio é totalmente online e traz programações diversificadas diariamente, focando em temas além da comunicação, como educação, saúde e direito. Rádio Jornal, Expresso da Noite e Hot Night são alguns dos programas da Rádio FIAM-FAAM, e o último citado é apresentado por Andrezza dos Reis Souza, que contou à reportagem como é estagiar na rádio.

“Eu faço parte do programa Hot Night junto de mais dois colegas, e por a equipe ser pequena, todos nós participamos praticamente de todas as partes de produção. Ou seja, apresentação, criação de roteiro, procura por convidados, entre outras coisas”, disse a estagiária.

A aluna também conta que a maior dificuldade em fazer parte da rádio é a responsabilidade em relação à criação do conteúdo, mas que vale muito a pena, pois o programa lhe traz muita experiência. Ela também contou como é feita a produção do Hot Night, que é um programa diário e gravado anteriormente pela equipe.

“Para a produção de um programa, todos os membros correm atrás de histórias relacionadas a sexo (que é a parte principal do programa), depois verificamos se ela se encaixa no contexto, montamos um roteiro de histórias, depois gravamos de forma mais despojada e enviamos o material para o editor, que fica responsável por adicionar vinhetas, cortar algumas partes necessárias, etc.”, disse a estagiária.

Como roteiristas, produtores e apresentadores, os alunos dos cursos de Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual e Produção Multimídia têm a oportunidade de colocar em prática grande parte do conhecimento adquirido em sala de aula.

Segundo a aluna, para quem deseja ingressar na Rádio FIAM-FAAM, é preciso se organizar. “Não que seja fácil, mas lá você vai aprender e conhecer coisas novas que com certeza vão te agregar não somente de forma acadêmica, mas também no pessoal, através de novas amizades, conceitos e visão sobre o poder e a importância da comunicação”, contou à reportagem.

Para participar da Rádio FIAM-FAAM, o aluno se inscreve semestralmente no programa de monitoria e no final do ciclo recebe horas de atividade complementar.

Saiba mais acessando: https://radiofiamfaam.com/

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM