FMU TV

FMU TV: A web TV feita por alunos

Com nove programas, o projeto promete assuntos diversificados e que conversem com o público

Por Ana Beatriz Alvez. [1]

Edição por Gabriel Barbosa . [2]

Revisão por Matheus Houck. [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

A Web TV do Centro Universitário FMU FIAM FAAM, a FMU TV, é um espaço criado para alunos e ex-alunos dos cursos de Comunicação demonstrarem e desenvolverem seus talentos e aprendizados no mundo audiovisual.

O professor Júlio César Moreno, coordenador do projeto, em entrevista à reportagem, conta como surgiu a ideia de uma TV universitária, a exibição e programação dos programas atuais e como é orientar os alunos.

“Há uns três anos eu estava coordenando laboratórios de Rádio e Televisão quando o professor Fernando Leme me fez o convite de colocar em prática programas para produzir com os alunos e realizar uma programação da FMU TV, algo novo para os alunos aprenderem na prática”, diz o docente. Moreno gostou da ideia e iniciou com 30 alunos que foram divididos por produção. Além disso, “contávamos com estudantes que estavam quase formados e queriam aprender mais, então começamos a realizar programas nas redes sociais, principalmente pelo Facebook e depois pelo YouTube”, disse.

A reportagem apurou que atualmente são nove programas realizados por alunos, sendo eles: Giro FMU, Live Show, Music Master, Carreiras, Negócios 5.0, Dicas de Negócios, Innovation, Mundo Visual e Depois da aula. Tudo isso torna a web TV, além de inovadora, também diversificada, pois os conteúdos dos programas envolvem Artes no geral, Música, Empreendedorismo, Comunicação Visual e etc.

O professor diz que a equipe também conta com alunos já formados e “isso é muito legal de ver. É um processo evolutivo, pois mesmo depois de o aluno se formar ele volta e isso prova que o projeto está fazendo sucesso e que os estudantes estão gostando”, aponta. E para um professor, segundo ele, é gratificante ver o brilho no olhar quando os alunos falam do que escolheram ser.

“São várias oportunidades para os alunos aprimorarem seus conhecimentos dentro da instituição, a FMU FIAM-FAAM tem esse diferencial”, diz o docente ao citar que além da TV, há a Rádio e a AICOM que contam com a participação dos estudantes para a realização das atividades.

A estagiária e aluna do segundo semestre do curso de Rádio, TV e Internet, Isadora Augusto, conta que a experiência a ajudou em seu desenvolvimento.

Ela apresenta o programa Negócios 5.0 e diz que o estágio incentiva a estudar além daquilo que é proposto. A ainda caloura entrou na TV este ano para aprender, criar experiência e obter conhecimento. “Eu não estou somente aprendendo sobre Rádio e TV, mas também outros assuntos. Gosto muito de realizar entrevistas sobre negócios e acredito que irei levar para a vida e para minha carreira”, disse a estudante. E como aluna nova garante ter muitas ideias e vontades, como montar uma minissérie ou algo diferente dentro do estágio com a turma para elevar o nome da faculdade.

Nesse novo cenário em que vivemos, o formato de produção lida com desafios, pois agora é trabalhado de forma digital e remota. Segundo o professor Júlio Moreno, tanto os alunos quanto os professores tiveram que se reinventar nesse período. “Não é um modo de trabalhar ruim, mas que para isso, realizamos programas de 15 a 20 minutos, de modo que não fique cansativo para o público destinado”. Aqueles que assistem, conta o docente, se satisfazem e têm vontade de assistir de novo e essa é a intenção.

Para novos projetos no próximo semestre, a FMU TV está encaminhando sua programação para ser apresentada ao vivo para o corpo docente e alunos da universidade, como nova experiência para os estagiários e telespectadores. A divulgação dos programas será realizada pelas redes sociais.

A coordenação da FMU TV também deixou aberto o convite para receber novos estagiários no próximo semestre.

Você pode acompanhar mais sobre a FMU TV e sua programação acessando aqui.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM