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Mensagens positivas nas redes sociais

*Texto por Gabriel Silva Rodrigues Inacio [1]

De fato, a busca pelo entendimento sobre o meio de comunicação universal, a internet é alvo de pesquisas condensadas no seu modus operandi. Isso porque o reflexo da rede na sociedade tem sido objeto de vários estudos, sendo muito cedo avaliar com precisão e uma visão de fora. Pretende-se verificar, a partir desta afirmação inicial, a possível catarse da internet por meio das redes sociais por meio deste ensaio e preparação para um artigo científico futuro. É nelas (nas redes sociais digitais) que, com um click, as pessoas podem se comunicar com milhares de outras pessoas, vendo, seguindo, julgando e avaliando a vida alheia ao seu bem querer.

Dessa maneira, para não se perder na imensidão criada pelas redes sociais, a proposta do ensaio será focar as mensagens trocadas nas redes sociais como um objeto do estudo. O objetivo é responder a um questionamento: como as mensagens positivas nestes sites de redes sociais causam sentimentos antagônicos à sua ideia inicial? E, também, tentar responder se esses sentimentos mudam entre aquele que é mostrado e aquele que é visto nas postagens das redes sociais digitais?

Como mensagens positivas nas redes sociais abrolham um reflexo negativo na sociedade jovem adulta

A priori, necessário entender o ponto absoluto em que uma imagem, uma frase, um “post”, demonstrando alegria e com intenção de transmitir boas energias é recebido por uma parcela de usuários que, de antemão, já age com ódio, tristeza e rancor. Analisar esses comportamentos é entender muitas das realidades que a sociedade e as pessoas experimentam em seu cotidiano. Logo, existe um por que, um quem, um como e o respectivo resultado para a vida das pessoas, seja no virtual, quando expõe seu ódio, rancor e tristeza pelas mídias e sites de redes sociais, seja em sua vida real, em seus relacionamentos afetados pelas redes.

Compreender a capacidade de uma mesma mensagem interligar sentimentos tão distantes e opostos, mas, ainda assim, aproximados pela informação ser a mesma, enviada do emissor ao receptor, pode nos levar a caminhos diversos de investigação bem como de compreensão acerca desta temática, que é tratada no âmbito do Núcleo de Estudos das Rede Sociais (Nerd) do FIAM FAAM Centro Universitário.

Não menos importante, este proposta de pesquisa é inspirada em elementos da cultura pop que englobam o assunto, como os filmes/documentários “O dilema das redes”, “Rede de ódio” e  “A rede social”. Da mesma forma, pretende-se ter como diretriz para as observações e apoio metodológico, a partir da pesquisa bibliografica, as obras “O de enxame: perspectivas do digital”, de Byung-Chul Han bem como “O filtro invisível”, de Eli Periser. O embasamento teórico não se restringirá apenas a estes autores, mas a um universo maior, tendo em vista a quantidade de produtos que analisam, estudam, repercutem os acontecimentos na rede social digital.

Também é importante frisar que a pesquisa se reforçará de alto refino na base bibliográfica psicológica, que objetivará trazer respostas para um tema tão importante, como a alta na taxa de doenças mentais na era digital e a grande influência das redes sociais na emoção dos jovens adultos. Portanto, como já descrito, o objetivo da pesquisa é avaliar as mensagens nas redes digitais em contraponto com a emoção nos usuários atingidos

[1] Gabriel Silva Rodrigues Inacio é aluno do 2° semestre do curso de Jornalismo e integrante do NERD – Núcleo de Estudos das Redes Digitais.

REFERÊNCIAS

Han, Byung-Chul. O de enxame: perspectivas do digital. Editora Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, 2018.

Periser, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 2012.

Internet

https://www.rsph.org.uk/static/uploaded/d125b27c-0b62-41c5-a2c0155a8887cd01.pdf – acesso em 12/08/2021 – às 13h05)

https://hub.jhu.edu/2016/11/16/adolescent-depression-study/ – acesso em 23/08/2021, às 21h04)

https://www.who.int/mental_health/evidence/burn-out/en/ – acesso em 26/08/2021 – às 16h45.

https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/instagram-inicia-testes-para-ocultar-numero-de-curtidas-em-publicacoes-da-rede-social-23813480 – acesso em 02/09/2021 às 19h25.