NERD 06-10

NÚCLEO DE ESTUDOS DAS REDES DIGITAIS PROTAGONIZA DISCUSSÕES NECESSÁRIAS NA UNIVERSIDADE

Em meio a grandes mudanças no decorrer dos anos, a tecnologia se tornou um dos principais assuntos a se ter atenção e estimular reflexões

Texto e edição por Talita Souza [1]

  Revisão por Mauricio Carvalho [2]   

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Prof.ª. Nicole Morihama [4]

Marcado por transformações a cada momento, o século XXI se tornou rico em tecnologias melhores a cada ano, junto a redes digitais que trazem ações grandiosas na sociedade. E para compreender ainda mais tais questões, o Núcleo de Estudos das Redes Digitais (NERD) levanta discussões para análises.

Com esse ponto em vista, estar ativo nos meios virtuais fortalece a comunicação de usuários, além da carga de conhecimento que é possível se obter com dados e informativos a todo o momento. Todavia, há ainda empecilhos os quais podem prejudicar públicos diversos, caso não exista atenção e sabedoria em diálogos e pesquisas.

Além do lazer proporcionado nos ambientes online, indivíduos de todas as idades navegam por sites a cada minuto. Segundo um estudo desenvolvido pelo Cuponation, no mês de janeiro de 2020, os brasileiros dedicaram cerca de cinco horas do dia em redes digitais, tendo o WhatsApp como plataforma mais utilizada, e o Facebook em segundo lugar na pesquisa. Logo, junto à pandemia de Covid-19 iniciada em fevereiro de 2020 no país, há ainda mais interações nos meios, visto que a maioria dos espaços viram-se obrigados a utilizar o método remoto em locais de trabalho, escolas, entre outros.

A abordagem de temáticas como essas estão presentes no Núcleo de Estudos das Redes Digitais (NERD), que contam com encontros quinzenais, os quais auxiliam na compreensão da era tecnológica e suas mudanças. Coordenado pelos professores Wiliam Pianco e Benedito Moraes, o Núcleo conta com convidados e conversas ativas destinadas a enriquecer ainda mais o conhecimento.

Presente na FMU desde 2020, a aluna do 8° semestre de jornalismo, Andressa Lemes ressalta como o espaço contribui em um olhar mais amplo do meio digital:

“Estamos cercados pela tecnologia e ter um Núcleo que proporciona debates sobre esses temas atuais, de forma que qualquer pessoa possa entender, é muito interessante.”

Portanto, o fácil acesso a essa forma de discussão não limita que linhas de pensamentos diante das constantes mudanças se prendam a informações rasas, como exemplo, notícias falsas que cada vez mais são compartilhadas sem a devida pesquisa por parte de usuários das redes digitais, propagando dessa forma informações que podem prejudicar grandemente a sociedade.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM