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Perfil: Fernando Leme

Diretor Acadêmico da HECSA (Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades)

Texto e edição Safira Ferreira [1]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [2] e Prof. Nicole Morihama [3]

De perfil sonhador e dedicado, assim nos deparamos com um profissional brilhante que carrega uma preciosa bagagem a ser explorada! Bagagem essa que temos a honra de ter sido compartilhada conosco. Com uma visão autêntica e muito rica, Fernando Leme, Diretor Acadêmico da HECSA (Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades) do FMU | FIAM-FAAM, nos conduz a uma viagem por seu caminhar até aqui. E nessa trajetória, ele nos apresenta um jovem que iniciou a faculdade pensando em seguir pelo jornalismo esportivo até o homem experiente que passou pelo jornalismo – além de esportivo – político, rural e de entretenimento; vivenciando e aproveitando, assim, inúmeras experiências, além de sempre se recordar do apreço e elogios a colegas de profissão, mensagens de carinho encorajadoras para seus alunos e muita gratidão.

Fernando, a partir do momento que pensou numa profissão para seguir, já teve o jornalismo como meta, e não mediu esforços para que esse sonho se concretizasse; sendo assim, em 1996 ingressou em Comunicação Social na Universidade de Guarulhos, onde também se formou em 1999. E ele afirma acreditar muito na frase: “quem faz a faculdade é o aluno”; pois, durante seu percurso, correu atrás de oportunidades profissionais, mantendo o foco em seu objetivo quanto ao futuro profissional na área. Logo, acabou fazendo estágio durante a faculdade e aproveitava ao máximo todo esse campo para explorar e aperfeiçoar seu trabalho.

Não demorou muito para que os professores notassem muito potencial em Fernando Leme, e assim o procuravam como assistente, e o auxiliavam na procura dentro do mercado de trabalho; o que ele via como uma honra, pois eram ótimos profissionais. Inclusive, uma de suas professoras da época o chamou para dar aulas, e isso trouxe mais experiência a ele, como também marcou o início do grande trajeto que o aguardava nesse campo profissional. Já em 2007, se especializou e se formou em Comunicação e Marketing pelo FIAM-FAAM, e em 2013 iniciou o Mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista, finalizando-o em 2015; também fez Doutorado em Comunicação – Cultura Midiática, em 2016, tendo-o concluído em 2020, também pela mesma universidade. Contudo, além do crescimento em formação, sua carreira profissional ganhava grande destaque, pois Fernando teve passagens pela Rádio Globo, Estadão, TV Bandeirantes, dentre outras organizações de renome.

Mas foi na Bandeirantes que acabou conhecendo um grande amigo, que aliás permanece até hoje em seu convívio e é seu colega de trabalho, o Vicente Darde. Juntos, eles trabalharam num artigo sobre jornalismo rural; que inclusive foi tema do mestrado de Fernando; e esse trabalho gerava uma análise e comparação entre o Terra Viva e o Globo Rural, mostrando as diferentes discussões e formas de se apresentar um mesmo recorte temático no jornalismo. Nesse espaço, e devido à sua estrada na área através de experiências profissionais, ele explorou a força do homem no campo, a cultura, o meio social entre migrantes e imigrantes ao campo de geração em geração, assim como também o meio rural tecnológico. E além dessa vertente jornalística, Fernando tem passagem por rádio, direção de documentário, coordenação de programa e edição de texto.

Sua jornada lecionando no FIAM-FAAM começou há 23 anos, e hoje se orgulha em ter efetuado tantos projetos durante sua gestão (alguns solo e outros em conjunto com mais professores), como por exemplo a Rádio FIAMFAAM, a FMUTV e os núcleos de estudo também – projeto em parceria com demais coordenadores. Atualmente existem quatro núcleos: NERA, NERD, NUGE e NEMA, que são institucionais e foram criados com o intuito de “ir além da sala de aula”, para assim gerar uma demanda maior de assuntos a serem debatidos em discussões mais profundas. Essa sua preferência por relações mais profundas além da sala de aula também envolve a questão “alunos e professores”. Para Fernando, é fundamental o aluno ser acolhido e ouvido pelos professores – ele chega a mencionar o termo “aluno protagonista” – e afirma que não irá faltar empenho da faculdade perante isso; também diz que acredita na troca de conhecimento e experiências dentro da sala de aula, que isso gera uma boa dinâmica ao se formar uma relação de parte a parte, além do aprendizado em si – mas claro, sempre com respeito mútuo. O Diretor carrega consigo o pensamento de sempre acreditar no potencial de cada aluno, tendo como objetivo oferecer experiências de campo a eles, sendo esse um reflexo de como seus professores agiram com ele anteriormente. E com um olhar sorridente acentua que sua maior recompensa ao trabalhar com educação é ver os alunos brilharem dentro do campo que escolheram trilhar.

O seu próprio trabalho enquanto coordenador, e agora como Diretor Acadêmico, é um exemplo de como se reinventar; pois afirma que como forma de aprimoramento profissional, tanto ele quanto os professores da instituição, passam por um tipo de “reciclagem” durante sua trajetória na universidade. Esse processo é representado por realizações de cursos – de tempos em tempos – com referências e temáticas atuais, sempre ligadas a causas sociais, inclusão, etc. E ele também enfatiza que sente orgulho dos professores e colegas de trabalho que tem ao seu lado, todo o esforço e troca que os envolvem, o faz se espelhar bastante neles e sentir certa sintonia.

Tudo isso contribuiu muito para esta nova fase profissional de sua vida, que se iniciou recentemente. Há duas semanas Fernando Leme se tornou Diretor Acadêmico da instituição. Ele assume que tem sido um desafio, e que espera corresponder aos anseios da alta gestão com seu bom desempenho. E salienta ainda que seu principal foco são os alunos, pois espera que eles tenham orgulho de estudar e carregar o nome do FMU | FIAM-FAAM, não apenas em seu currículo como também fazendo parte de suas histórias, memórias e bagagem.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM [3] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.