Guy

Perfil: Guy Almeida

Professor do Curso de Jornalismo no Centro Universitário FIAMFAAM

Por Caroline Feliciano Almeida Silva [1]

Revisão por Guilherme Diniz Simões Moreira [2]

Edição por Safira Ferreira [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Nascido em Registro – SP, tudo começou em seu ensino médio integrado à eletrônica, onde iria cursar uma grande e árdua trajetória aos seus objetivos. Estudou no atual Instituto Federal de São Paulo, em 1997, se formando no ano de 2000, e deu início à sua vida profissional ao trabalhar em telecomunicações, prestando serviços às empresas Embratel, Oi e Eletropaulo. Todavia, desde jovem quis fazer jornalismo, e nessa jornada em busca de seu sonho, realizou cursinho para entrar na universidade, onde pôde ver esse sonho muito vívido, além de que tinha professores animados e engajados em ensinar; e isso o motivou cada vez mais. Com seu êxito, ingressou na faculdade Cásper Líbero, no ano de 2002, em Comunicação Social. Porém, mesmo com todas essas conquistas, continuou em sua área de técnico durante um período, em virtude de suas necessidades pessoais.

No entanto, a partir de 2004, iniciou seu estágio em jornalismo na editora Paulus, o que declarou não ser algo fácil, porém persistiu e seguiu por muito tempo realizando essa transição de carreira entre técnico e jornalista, deparando-se com o dilema entre objetivos para o futuro, salário atual e o salário inicial que receberia na carreira nova, além da maior dificuldade de se estabelecer na área. Guy acredita que dependendo da forma com a qual lidamos com a circunstancias, podemos minimizar nossas dificuldades para alcançar nossos objetivos, mas que nunca devemos desistir dos nossos sonhos e de nós mesmos; também sobrepõe muitas dicas, tal como não demorar a mudar de carreira, para que não seja mais difícil o processo de transição em situação de salário ou comodidade, adquirir conhecimento cultural e tecnológico, para estar sempre à frente e atualizado em um mercado de trabalho que pode ser muito exigente.

Em 2008, fixou sua carreira profissional em Comunicação Social, trabalhando na revista de finanças Carter News, com meios eletrônicos de pagamento, algo que não era tão comum na época; ao contrário de hoje em que podemos realizar pagamentos, transferências e quaisquer tipos de transações com apenas alguns cliques de um smartphone. E nesse mesmo ano, fez um MBA em Gestão de Marketing Esportivo. Já em 2012, entrou na Escola Superior de Propaganda e Marketing, como jornalista, dando início à sua jornada na ESPM, junto com o seu mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo, trabalhando assim com edições de revistas e blogs. E em 2016, fez doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo, também na ESPM.

Antes de iniciar toda a sua trajetória como técnico e jornalista, desde 1996, Guy sempre teve o grande sonho de ser professor e poder participar dos sonhos das pessoas, assim como os professores que passaram pela sua vida, sustentaram o que ele acreditava e o motivaram a ser esse grande profissional que ele se tornou hoje.

Depois de todos esses anos difíceis, Guy, mesmo acreditando que demorou a atingir seu objetivo, dá ênfase ao fato de que ocorreu tudo na hora certa, tendo atingido seu sonho de ser professor em 2015.  Logo, sem desistir, seguiu adiante com essa sua vontade, pois sabia dos desafios ao seguir o que tanto buscava; pois precisava ajudar sua família, o que impossibilitava de realizar qualquer troca brusca de profissão, e mesmo com todas as dificuldades, não se fez desistente. Também não se arrepende de ter passado tanto tempo exercendo o jornalismo, pois realçou sua experiência para se tornar o professor que sempre desejou, que compartilha toda sua bagagem com os estudantes, como quando fez sua viagem profissional para Índia, e esteve perto de pessoas importantes, uma delas sendo nada menos, nada mais que o Dalai-lama.

 O professor acredita que sua profissão demanda muita maturidade, no sentido de que muitas pessoas procuram um porto seguro ao se direcionar a um profissional da educação, alguém preparado para realizar certas demandas; e para atingi-las, pensa ser de extrema importância buscar continuamente a excelência e se enxergar como um trabalhador árduo. E ele afirma que sempre procurou demonstrar que a sala de aula é o melhor lugar do mundo depois de nossas casas, por ter a oportunidade de influenciar –  da forma mais adequada possível – as pessoas.

Por muitos anos se preparou para atuar como professor, com o intuito de entregar o melhor de si para os alunos, o que o levou a estudar por muito tempo a fim de estar pronto para lecionar e ter uma boa relação com eles, mostrando também como se importa com todo este processo.  Guy carrega como lema: “no meu sonho, encontrando os sonhos das pessoas”.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.